Mairiporã comemorou Dia Mundial do Meio Ambiente


No último dia 5 de junho, no Ginásio de Esportes Florêncio Pereira, das 9h00 às 16h00, a Secretaria de Meio Ambiente – SMA promoveu uma série de atividades para comemorar e conscientizar a população sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente com oficinas educativas para as escolas, apresentação musical de educação ambiental, entre outras atividades sobre meio ambiente.

Todas as escolas municipais desenvolveram atividades ligadas ao meio ambiente, quatro das quais visitaram o espaço levando cerca de 574 crianças, do primeiro ao quinto ano, que puderam conhecer as seguintes oficinas: Defesa da Fauna & Posse Responsável (SMA e Vigilância Ambiental); Montando Animais Peçonhentos (SMA); Instrumentos musicais com sucata (SMA e Secretaria da Educação); Pintura (Defesa Civil); Alimentos in natura x Alimentos industrializados (PASAN); além das tendas “Saiba reconhecer animais peçonhentos” (Vigilância ambiental e SMA); “Dengue” (Saúde); “Trânsito” (departamento de Trânsito) e da “Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES”, que exibiu filmes educativos feitos por crianças que responderam ao concurso por eles promovido.

Além de assistirem a apresentação da cantora Sheyla Alves, os alunos também viram arte reciclada, feita com peças de computador, celular, relógio, violões e guitarras, embalagens, agulhas de acupuntura e outros, compondo colares, bolsas, pulseiras, quadros, anéis, adereços, etc. –; exposição de trabalhos feitos por alunos das escolas municipais sobre o tema “Cuidar do planeta, proteger a natureza”; artesanato com material reciclável, por alunos do Colégio Objetivo e experimentar os brinquedos ecológicos (Secretaria de Esportes) sob a coordenação de Paulo Henrique Toledo de Carvalho e Aline Aparecida Guido Belchó Santos.

“Muito boa a iniciativa, as crianças receberam cartilha ilustrativa e estão muito contentes”, elogiou o professor Jader Prado de Lima, da E.M. Márcia Monteiro. Opinião compartilhada pela professora Mayara Silva, da E.M. Sarkis Telian, “gostei muito do evento que é o primeiro que acontece na cidade, nos dando a oportunidade de proporcionar uma experimentação diferente para as crianças”, comentou.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Já a aluna Syang de Souza Ribeiro, da E.M. Sarkis Telian, disse ser a primeira vez que sai da escola em horário de aula, “é muito legal, gostei de tudo”, assim como Ronildo Juvino Fernandes, da E.M. Edméa Ignês Chamma, que achou “muito bonito, gostei e acho que deveria ter mais vezes”, pediu.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, professor Essio; a vereadora Tia Val; o presidente da Associação do Desenvolvimento Turístico – Adtur, Fernando Brandão; os secretários de Cultura; de Meio Ambiente; subprefeitura de Terra Preta; Assistência Social; de Esportes; de Educação, entre outros.

O evento contou com o apoio da Sabesp, Associação de Desenvolvimento Turístico – Adtur; Total Dog; Associação dos Técnicos, Tecnólogos, Engenheiros, Geólogos, Arquitetos e Agrônomos de Mairiporã – Ategam; Abes, Departamento de Trânsito e Defesa Civil e das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Cultura, Desenvolvimento e Turismo, Esporte e Saúde na Cidade Mairiporã (Vigilância Ambiental e PASAN).

Fonte: Prefeitura Mairiporã