A negociação da Subprefeitura de Pinheiros com a empresa de concreto que faz a revitalização da Avenida Faria Lima para transformar a Praça Rafael Sapienza, na Vila Madalena, em canteiro de obras, vem preocupando um grupo de voluntários que cuida da área verde. Eles estão mobilizados para impedir o acordo.
Localizada próximo ao Fórum de Pinheiros, na Zona Oeste de SP, a praça tem cerca de 400 árvores nativas e serve de sombra e lazer para moradores da região, que temem prejuízos à natureza por conta da ocupação de um canteiro de obras. “Pode detonar a praça”, diz o funcionário público Pedro Macedo, de 30 anos, contrário ao depósito de materiais no local. Vizinho à área, Pedro vai todos os dias caminhar com seus cães sob as árvores. “Aqui é muito tranquilo e limpo. Espero que continue assim”, diz.
O publicitário André Oliveira, de 23 anos, vai à praça ao menos duas vezes por semana para fazer corridas e também se preocupa com a preservação do local. “É um dos poucos lugares que temos aqui plano e tranquilo para correr”, comenta.
A Subprefeitura de Pinheiros está em negociação com a empresa de concreto que faz a revitalização urbana na região da Faria Lima, mas o acordo não está oficialmente fechado, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão. Se a parceria for firmada, a empresa, em contrapartida, terá de entregar a Rafael Sapienza revitalizada, com obras de acessibilidade, reforma dos passeios, iluminação e paisagismo. A empresa não comentou o assunto.
Fonte: Diário de S. Paulo