Com a equipe renovada, mesclando atletas já conhecidos com jovens talentosos, a equipe de Sumaré, comandada pelo técnico Thiago Rufato, partiu com tudo para os 57º Jogos Regionais na cidade de Itatiba. A competição desse ano reuniu grandes atletas e teve um dos melhores níveis técnicos dos últimos anos.
Sumaré brilhou no primeiro dia de competição onde foram realizadas as categorias de Kata. Sumaré fez final nas 4 categorias em disputa conquistando o OURO com o atleta Alison Nonato no Kata individual e três medalhas de Prata com a atleta Gabriela Scolari no Kata individual e as equipes de Kata masculina (Alison Nonato, Guilherme Silva e Leonardo Macimiano) e feminina (Neuma Argolo, Tayna Bessi e Jessica de Paula).
No segundo dia de competição (06/07) foi a vez da turma do Shiai Kumite brilhar. Na primeira categoria do dia a atleta Tatiany Rufato terminou em 4º Lugar na categoria até53kg. Na categoria 53/60kg veio a nossa grande surpresa, a atleta do Kata Gabriela Scolari deu um show e garantiu a Prata na categoria. No acima de 60kg. Neuma Argolo retorna ao pódio individual dos Jogos com o Bronze e Thais Bruno termina em 4º Lugar no Absoluto. No masculino, Daniel Valle conquistou a medalha de Bronze no até 60kg. Rafael Costa mesmo lesionado foi Vice Campeão no 60/65kg e Claudio Azevedo terminou em 4º Lugar na categoria 65/70kg.
Mas o grande nome da equipe foi o atleta Paulo Henrique Costa com a conquista do título de Campeão da categoria 70/75kg, Paulo conquistou o Ouro de forma impecável e sem deixar dúvidas. Na categoria 75/80kg, o atleta Alison Nonato esteve bem próximo da final, porém por uma desatenção perdeu a semi final e acabou a competição na 4º colocação, porém lutou muito pelo time. Mesma colocação de Diego Godoy no acima de 80kg.
No Absoluto, o atleta Ednilson Câmara não conseguiu impor seu jogo e acabou eliminado pelo placar de 1×0 na primeira rodada. Ednilson está retornando aos tatames após um período de 7 anos. Na competição por equipes, o feminino conquistou a medalha de Bronze com as atletas Neuma Argolo, Tatiany Rufato, Thais Bruno e o show do dia Gabriela Scolari. No masculino, terminamos a competição em 4º Lugar com os atletas Claudio Azevedo, Paulo Henrique Costa, Ednilson Câmara, Alison Nonato, Thiago Rufato, Homar Fayçal e Diego Godoy. O resultado da equipe poderia ser outro se não fosse a fratura na mão sofrida pelo atleta Thiago Rufato que culminou com uma discussão com a médica do evento e o Shikaku dado ao atleta.
No final, a equipe feminina terminou a competição na segunda colocação e o masculino em terceiro e o Karate conquistou a maior pontuação da historia do município na modalidade nos Jogos e os atletas Alison Nonato e Paulo Henrique Costa estão classificados para os Jogos Abertos do Interior.
Fonte: Prefeitura Sumaré