Itaboraí vai realizar monitoramento eletrônico em ônibus


A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, finaliza, até o fim deste mês, o projeto de monitoramento eletrônico das frotas de ônibus do município. O objetivo de fiscalizar os coletivos é proporcionar mais segurança e comodidade aos usuários do serviço de transporte público da cidade. A partir da conclusão do estudo, o prefeito Helil Cardozo enviará à Câmara de Vereadores um projeto de lei que obriga os ônibus a utilizarem localizadores GPS (Global Positioning System).

Faz parte do projeto a realização de uma licitação para a disponibilização da tecnologia que permitirá a implementação do Centro de Controle Operacional (CCO), de onde será feito o monitoramento dos coletivos.

“Essas adaptações fazem parte do plano de ordenação de trânsito de Itaboraí. O município está em um processo de modernização acelerada, e ações como essa já se mostram indispensáveis”, diz o secretário de Transportes, Cláudio Ivanoff.

Com a adoção do sistema, os pontos de ônibus serão dotados de dispositivos que auxiliarão os usuários a  acompanhar a localização do ônibus. A tecnologia a ser instalada nos pontos poderá ser disponibilizada como contrapartida do uso de espaço publicitário nas paradas.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Tarifas mais baratas

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Em seis meses de atuação, a Secretaria Municipal de Transportes de Itaboraí já realizou várias ações para melhorar o tráfego na cidade. Em janeiro, a passagem dos ônibus municipais foi reduzida de R$ 2,80 para R$ 2,65, obedecendo ao decreto n° 001, assinado pelo prefeito Helil Cardozo. Em fevereiro, a Prefeitura iniciou a operação “Ordenação do Tráfego de Manilha”, com a colocação de placas de sinalização no bairro, a colocação de semáforos na BR 101, que corta o bairro e a troca do local de dois pontos de ônibus, que, há cerca de uma semana, receberam novas coberturas.

O Centro da cidade também ganhou intervenções. Em maio, dois pontos foram desmembrados para receberem ônibus municipais e intermunicipais separadamente. A ação diminuiu o problema crônico de engarrafamento, principalmente nas horas do “rush”. No mesmo mês, foram contratados mais 11 orientadores de trânsito, que trabalham em parceria com os agentes do município em toda a extensão da Av. 22 de Maio.

Entre as próximas intervenções estão a implementação de espaços de   estacionamento rotativo e do bilhete único, fazendo a integração do urbano com o intermunicipal, a construção de novos terminais, a modernização dos semáforos, a regulamentação das concessões para vans, moto-taxi e autonomias para taxis e a criação de uma comissão de fiscalização para cada modal de trânsito, além da produção do plano executivo, visando a construção e a implementação do monotrilho na cidade.


Fonte: Prefeitura Municipal de Itaboraí