A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza, até o dia 24 de janeiro, o processo seletivo simplificado visando a contratação temporária de 104 professores de Ensino Religioso e Filosofia nas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) na rede municipal.
No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar currículo envelopado, com os respectivos comprovantes, e preencher uma ficha de inscrição. São 103 vagas para professores de Ensino Religioso e uma para Filosofia.
Segundo a subsecretária de Ensino, Dilcelene Quintanilha, em Itaboraí não é proposto o ensino religioso confessional, que significaria aulas específicas com as religiões católica, evangélica, de matrizes africanas e outras, e sim, o ensino religioso baseado na perspectiva da pluralidade e da valorização das diferenças que constituem o ser humano.
“O ensino religioso será uma disciplina que fará parte do currículo da rede municipal, além de ser uma ação educativa e preventiva.O processo de avaliação será contínuo e seu registro se dará em forma de relatório, não implicando na reprovação do aluno”, obserbou Dilcelene. “Acreditamos que a disciplina vai contribuir na formação do cidadão. O foco é ensinar o aluno a respeitar e valorizar o outro nas suas diferenças, inclusive religiosas”.
Para concorrer à vaga de professor de Ensino Religioso, com carga horária de 14h semanais e remuneração mensal de R$ 1 mil, o candidato deve possuir formação em nível superior em Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com licenciatura plena em Sociologia, Filosofia, História, Pedagogia ou Teologia, com registro no histórico escolar das disciplinas de Ciência da Religião ou História das Religiões. Ou ainda, formação em nível superior, com licenciatura plena nas citadas áreas e curso de Extensão ou Pós-Graduação em Ciências da Religião, História das Religiões, Diversidade Étnico Racial e/ou Antropologia.
Quanto à vaga de professor de Filosofia, com carga horária de 14h semanais e remuneração mensal de R$ 1 mil, o candidato deve possuir formação em nível superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com licenciatura plena em Filosofia.
Ainda segundo a subsecretária, no segundo semestre de 2013, alguns professores da rede municipal construíram coletivamente um referencial curricular para o trabalho com o Ensino Religioso.
“Iniciaremos o trabalho a partir deste referencial, já no início do ano letivo. Será experimental e, ao longo do ano, haverá encontros para a revisão desse texto, com possibilidade de ampliar o material, que apoiará a prática pedagógica nas unidades escolares”, afirmou Dilcelene Quintanilha.
O candidato à função de Ensino Religioso deverá, ainda, anexar sua carta de apresentação contendo: breve apresentação pessoal, trajetória profissional, a motivação em candidatar-se no processo seletivo e qual seu entendimento a respeito da finalidade do ensino na rede pública, a partir da Educação Infantil.
A seleção será feita em três fases: inscrições, entrega e análise de currículos (Até 24/01), divulgação do resultado do processo seletivo (28/01) e assinatura do contrato temporário (30 e 31/01).
As inscrições devem ser realizadas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n°18, Centro, Itaboraí. Horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.