A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí, por meio da Coordenação de Educação Especial, está com inscrições abertas até o dia 3 de fevereiro para o Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), destinado a surdos e ouvintes. As vagas são limitadas.
Com previsão de início em 17 de fevereiro, as aulas são gratuitas e acontecerão nos turnos da manhã, tarde e noite, uma vez por semana, com 3 horas de duração, no Colégio Cenecista Alberto Torres, no Centro. Ao todo, são quatro níveis, cada um com seis meses de duração e direito a certificado de conclusão.
Segundo a assessora pedagógica da Coordenação de Educação Especial Elenita Rodrigues, responsável pelo curso de Libras, a capacitação na linguagem de sinais visa aumentar a interação e a comunicação entre surdos e ouvintes.
“Os surdos só dependem que outras pessoas saibam a língua deles para poderem de comunicar com eficiência. Nosso objetivo é contribuir para que isso aconteça; é bom lembrar que a Libras é a segunda língua oficial do Brasil”, destacou Elenita.
Os interessados em participar do curso devem ter a partir de 7 anos de idade e podem residir em Itaboraí ou outros municípios. As inscrições devem ser realizadas pelo site http://especialitaborai22.blogspot.com.br/. Mais informações pelo telefone (21) 3639-1355.
A Prefeitura de Itaboraí fará, em 17 de fevereiro, a entreda do certificado de conclusão aos participantes do curso iniciado em setembro 2013. Ao todo, serão entregues aproximadamente 200 certificados.
Libras
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Foi reconhecida oficialmente e aceita como a segunda língua oficial brasileira por meio da Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002.