A partir de hoje o Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro de Itaboraí, oferecerá vacina contra tétano para gestantes e vítimas de acidentes que não estejam com sua situação vacinal em dia.
O Hospital Municipal Desembargador Leal Junior também estará abastecido neste dia, mas somente irá aplicar a vacina em casos emergenciais.
“É importante que as pessoas levem seus cartões de vacinação. A vacina deve ser repetida somente a cada dez anos, após completado o esquema de 3 doses. Além disso, esse comprovante é exigido pelas empresas em caso de novas contratações”, explicou o enfermeiro Valter Montes, coordenador técnico do Programa Municipal de Imunização.
Desde agosto deste ano, o município não recebia do governo estadual doses da vacina, por questões de adaptação às normas de Boas-Práticas de Produção, exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os laboratórios nacionais tiveram sua produção prejudicada e houve atrasos no fornecimento em todo o país.
A doença
O tétano é uma doença infecciosa não contagiosa. A transmissão se dá por meio de objetos perfurantes contaminados, que representam risco de desenvolvimento da doença se a pessoa não tiver sido vacinada. No Brasil, as crianças são vacinadas contra tétano e difteria com três doses básicas.
Depois, devem tomar o reforço na adolescência e repetir o reforço a cada dez anos. Caso um adulto não saiba se tomou a vacina na infância, o recomendado é fazer as três doses básicas e tomar o reforço de dez em dez anos.