O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem-SP foi criado em 24 de abril de 1967, por meio do Decreto Estadual 47.927.
Em 1995, por meio da Lei 9.286 de 22/12/95, foi transformado em Autarquia Estadual vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.
Mediante convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, o Ipem-SP executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo exercendo, no âmbito do Estado, a verificação e a fiscalização de:
- instrumentos de medição (e medidas materializadas);
- produtos pré-medidos;
- produtos têxteis;
- produtos com certificação compulsória;
- veículos transportadores de produtos perigosos e de GLP fracionado.
Para cumprir suas atribuições, o Ipem-SP dispõe de:
- Sede Administrativa;
- Fiscalização da Capital e Grande São Paulo;
- 13 Delegacias de Ação Regional no interior do Estado;
- 8 laboratórios para verificação de produtos pré-medidos;
- 4 postos fixos para verificação volumétrica de caminhões-tanque;
- posto fixo para verificação volumétrica de vagão-tanque; e
- posto fixo para verificação de taxímetros, na Capital.
O Ipem-SP dispõe também de um Centro Tecnológico para prestar serviços de calibração de padrões metrológicos e instrumentos de medição.
O Brasil adotou oficialmente o Sistema Métrico Decimal com a Lei Imperial n° 1157 de 26 de junho de 1862, por obra e graça do Imperador Dom Pedro II, um dos governantes mais eruditos e esclarecidos do seu tempo. Isso significou substituir a diversidade de padrões de medição herdada do período colonial pelo chamado sistema métrico francês. Significou, também, um grande passo em direção à modernidade, que colocou o País entre os mais avançados do mundo. Na prática, o Sistema Métrico começou a ser implantado apenas dez anos depois da Lei, mas sofreu grande resistência da população e da classe política, que não era tão esclarecida quanto o seu Imperador. Desse modo, apesar do vanguardismo de Dom Pedro II, o Brasil se distanciou dos demais signatários da Convenção do Metro e não ratificou a sua adesão ao sistema.
Com o fim do Império a questão só piorou. Durante a República Velha, todo o esforço que fora despendido por Dom Pedro II para aproximar o Brasil dos países mais desenvolvidos em termos de ciência, tecnologia e metrologia sofreu grave retrocesso. A instabilidade política e econômica imposta ao país pelos primeiros governos republicanos, aliada ao desinteresse desses governantes pela questão, fez com que a regulamentação e o controle da metrologia regredissem à sua condição mais basal, saindo da esfera federal e retornando ao arbítrio dos municípios.
Com o Estado Novo a questão de metrologia é retomada. A industrialização do país, a partir de meados da década de 1930, exigiu a criação de institutos tecnológicos como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), que possuía uma seção de metrologia. Mais tarde o governo federal cria o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) dotado com uma divisão de metrologia, numa nova tentativa de centralizar o regramento metrológico e abrigar os poucos padrões primários. Esses padrões, aliás, não eram provenientes do Bureau Internacional de Pesos e Medidas, pois o País só iria filiar-se novamente ao BIPM em1953.
Em 1961, como parte da reestruturação do Ministério da Indústria e do Comércio, as atribuições de cunho metrológico do INT foram transferidas para o recém criado Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), cujas atividades marcaram a expansão e consolidação da metrologia legal no Brasil. No Estado de São Paulo as atividades metrológicas passam a ser exercidas pelo Serviço de Assuntos Comerciais da Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio, que recebera delegação do INPM em 1964.
Em fevereiro de 1967 o Governo Federal resolve delinear a política metrológica para todo o país, e regulamentar as atribuições do então Instituto Nacional de Pesos e Medidas – INPM, através do Decreto-Lei nº 240 daquele ano. Uma das diretrizes dessa política era a criação dos órgãos estaduais delegados do INPM.
Na esteira dessa política foi criado, pelo o Decreto Estadual nº 47.927 de 24 de abril de 1967, no mandato do governador Roberto Costa de Abreu Sodré, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – IPEM-SP, ainda vinculado à Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio, com a finalidade de executar, nos termos da delegação do INPM, os serviços técnico-administrativos de pesos e medidas. Em 1973, com a criação do Inmetro, recebeu a delegação de autarquia para realizar as atividades de controle metrológico no estado.
IPEM SP Agendamento Táxi
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;
- certificado de propriedade do veículo;
- guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP (quando houver);
- certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao exercício anterior;
- GRU (Guia de Recolhimento da União) quitada.
AOS TAXISTAS QUE REALIZARÃO O AGENDAMENTO EM SANTO ANDRÉ:
Houve mudança no local da verificação dos taxímetros. Fique atento ao endereço na GRU!
A partir do dia 17 de setembro de 2018 a verificação dos taxímetros na região de Santo André será realizada na:
RUA SENADOR QUEIROZ, EM FRENTE A PRAÇA NOEMIO SPADA – VILA SCARPELLI – SANTO ANDRÉ
AOS TAXISTAS QUE REALIZARÃO O AGENDAMENTO NO PARQUE NOVO MUNDO:
- A verificação ocorrerá no horário agendado. Devido ao grande número de veículos, sugerimos aos taxistas que não cheguem com muita antecedência (máximo 10 minutos), por estarem sujeitos a não encontrar locais livres para aguardar a verificação.
- A verificação neste posto utiliza a tecnologia de roletes, onde a leitura é feita através de uma fita refletiva afixada no pneu. Portanto, é necessário que o pneu do veículo esteja livre de qualquer substância derivada de líquidos, tais como: “pneu pretinho”, glicerina, água, álcool, cera e similares, além de estar devidamente calibrado com a pressão indicada pelo fabricante do veículo.
- Endereço da Regional Norte: Rua Soldado Américo Rodrigues, 19 – Parque Novo Mundo – CEP 02186-020 – São Paulo – Telefone 11 2488-8744
O IPEM-SP informa que a mudança da verificação de taxímetros da Regional Leste para a Regional Norte foi realizada para melhor atendimento dos taxistas, por meio de aperfeiçoamento do sistema da verificação dos taxímetros, e que não irá acarretar em nenhum tipo de taxa extra para os taxistas, apenas as efetuadas normalmente, ou seja, a implementação dos roletes não irá implicar em despesas extras para os taxistas.
IPEM SP Concurso
Para informações sobre concursos em aberto, vagas disponíveis, remunerações e datas de prova acesse o site.
IPEM SP Radares
Como é feita a fiscalização nos radares do Estado de São Paulo?
Radares em uso são submetidos à verificação, de caráter obrigatório, anualmente;
Radares que sofrem manutenção são submetidos à verificação eventual;
A verificação segue o Regulamento Técnico Metrológico aprovado pela Portaria Inmetro nº 158/1998. Para o usuário, cabe ao departamento de trânsito local fornecer cópia de verificação do equipamento para comprovar se o mesmo está certificado ou não, como também o local de sua instalação é o próprio Departamento de Trânsito quem determina, O Ipem-SP limita-se a fiscalizar os instrumentos e verificar a exatidão das medições efetuadas.
IPEM SP Fios Elétricos
Medidor de fios
Embrata
Embrata Comércio e Industria de Equipamentos Ltda
Rua: Presidente Wensceslau Brás – 332
Cep: 09371-400
Bairro: Parque São Viecente Município: Mauá
CNPJ: 04.103.017/0001-25
Fone: 4513-8665 Contato: Rui
Instrumento: Medidor de Fios
Código Geográfico: 143.9001.301
Polikorte
Máquinas Industriais Polikorte Ltda
Av.Cruzeiro do Sul Nº 19-42
Cep. 17030-743
Bairro : Jd Cruzeiro do Sul Município : Bauru
CNPJ. : 50.742.212/0001-12
Fone : (14) 3203-3732 Contato : Cristiane
Instrumentos : Medidor de Fios
Código Geográfico : 741.9001.201
Porto Mendes
Porto Mendes Ltda – Me.
Rua : Rogerio Tacula Nº 267
Bairro : Socorro Município : Mogi das Cruzes – SP
CNPJ. : 02.877.842/0001-51
Fone : 4799-5979 Contato : Elson Candido
Instrumentos : Medidor de Fios
Código Geográfico : 026.9001.002
Escritorio
Av. Vereador Narciso Yagui Guimarães, 660 – Socorro – Mogi das Cruzes – Cep : 08780-200
Sil
Eletrica Danubio Ind e Com.de Mat.Eletrico Ltda
Rua: Barão De Penedo, N.º 238
Cep.: 07222-015
Bairro.: Cumbica Município: Guarulhos-SP
CNPJ.: 61.310.256.0001.90
Fone: (11) 3377-3274 Contato: Rodrigo Henrique de Sousa
Instrumento: Medidor Para Fios e Cabos Elétricos
Código Geográfico: 006.9013.212
Horário de Funcionamento IPEM SP
- Segunda a sexta das 8h às 17h
Onde Fica, Endereço e Telefone IPEM SP
- Rua Santa Cruz, 1922 – Vila Gumercindo – São Paulo – SP
- (11) 3581-2000
Outras informações: Site e CNPJ:
- Mais informações: www.ipem.sp.gov.br
- CNPJ: 61.924.981/0001-58
Mapa de localização
