Uma das principais áreas de lazer de Franca e considerado um dos mais conhecidos centros de basquete profissional do país tem sido alvo de reclamações devido à insegurança. Funcionários que trabalham no Ginásio Poliesportivo “Pedro Morilla Fuentes”, o Pedrocão, reclamam dos constantes furtos no local. A administração municipal confirmou que reforçará o monitoramento e estuda a possibilidade de instalar uma câmera de vigilância.
As ocorrências ajudam a impulsionar os números da criminalidade naquela região da cidade. Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a área do 4º Distrito Policial, onde se situa o Pedrocão, já registrou, de janeiro a abril deste ano, 55 roubos e furtos de veículos.
Segundo José Guilherme Calil Maia, presidente do Franca Basquete, além dos furtos de veículos em dias de jogo, ladrões já levaram do almoxarifado itens esportivos utilizados pela equipe que treina no local. “Já entraram duas vezes e levaram bolas, material de preparação física”, disse. Segundo ele, a presença mais ostensiva de policiais e guardas já ajudaria a resolver o problema. “Vejo alguma ronda no local, mas policiamento constante eu não vejo. O fato de ter um policiamento facilitaria e muito, inibiria esse tipo de infração.”
Enquanto o problema não é resolvido o supervisor do Franca Basquete, Flávio Andrade Júnior, não consegue ficar tranquilo. Desde que teve o carro furtado em maio, ele passou a ter o hábito de checar, de tempo em tempo, se seu veículo ainda está no local. “Aqui não tem muita opção, então continuo parando nas vagas disponíveis, mas com aquela atenção a mais”, afirmou.
Prefeitura
O secretário municipal de Segurança e Cidadania, Sérgio Buranelli, disse que o monitoramento por guardas municipais será reforçado durante o horário em que o recinto estiver aberto ao público. Ele também cogita a instalação de uma câmera de segurança para facilitar a vigilância. “Após os últimos acontecimentos vamos ver a possibilidade de reforçar o patrulhamento interno. Não há possibilidade de ficar o dia todo, mas vamos reforçar o policiamento”, afirmou.
Fonte: G1