Rio Claro recebeu na última quinta-feira (28) a primeira praça de exercícios para idosos, no Jardim Ipê. Além da instalação de equipamentos para atividades físicas, o local foi revitalizado. “Esta é mais uma ação que desenvolvemos voltada para o cuidado com as pessoas. Estamos incentivando a prática de atividades físicas e chamando a atenção da comunidade para sua importância” afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Pinhatti Altimari, que participou da solenidade ao lado do prefeito Du Altimari, da vice-prefeita Olga Salomão, vereadores Raquel Picelli, Julinho Lopes e Maria do Carmo Guilherme, registrando-se a presença de grupos da terceira idade e da assessoria da Política Municipal do Idoso, Lúcia Hebling.
A praça é resultado de um convênio entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Rio Claro, através do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro. “Logo vocês vão perceber os benefícios que essas atividades trazem para a saúde, considerando que o exercício físico e a movimentação acarretam múltiplos bons efeitos, tanto para o físico como para o bem-estar geral”, disse Altimari ao convocar a comunidade para um encontro diário com esses exercícios.
Na praça de exercícios foram instaladas estação de barras paralelas; estação ergométrica; estação rampa-escada; estação senta-levanta; estação reabilitação placa giratória; estação reabilitação escada de dedos; e, sete placas explicativas. Os equipamentos permitem a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialistas.
Basta que sejam lidas atentamente as instruções que estão nas placas de orientação aos usuários.
A vice-prefeita Olga Salomão disse que governos comprometidos com a qualidade de vida de toda a população não podem, sob nenhum pretexto, excluir a terceira idade dessas ações. Segundo ela, “quem dedicou a vida aos filhos, aos cuidados com os netos, que encontrou tempo e disposição para trabalhar fora ou se entregou ao lar, à família, tem de encontrar em sua cidade a atenção que merece, e este é um espaço que dedicamos inteiramente a vocês, pelo muito que já fizeram e pelo tanto de experiência e ensinamentos que nos repassam todos os dias”, acrescentou. “É, sem dúvida, um momento feliz, uma data simbólica, que reafirma o carinho da administração municipal com a população idosa”, assegurou Lúcia Hebling.
“É um equipamento de saúde”, resumiu a vereadora Maria do Carmo Guilherme. “Temos um tendência a nos acomodar com o avançar da idade, mas quem contraria essa tendência e experimenta mais a vida, a atividade física, está se preparando para envelhecer com tranquilidade e menos sujeito à doenças”, enfatizou Raquel Picelli. “A população idosa cresce no Brasil com e elevação constante da expectativa de vida, então é justo que o governo municipal também avance na consolidação de políticas públicas que reconheçam esse direito do idoso”, afirmou Julinho Lopes.
A praça de exercícios está localizada na Praça Vitória Bonini, na rua 3-A entre avenidas 44-A e 44-AB no Jardim Ipê. O local também conta com um centro social, onde o Grupo da Melhor Idade Jardim Ipê e Movimento Bandeirantes Núcleo Cidade Azul realizam atividades. Após a implantação desta primeira praça, o município prevê ainda a instalação de mais três desses equipamentos nos próximos meses.
Fonte: Canal Rio Claro