Os motoristas da cidade São José dos Campos estão mais imprudentes. É o que aponta levantamento da Secretaria de Transportes que revela aumento no número de multas no primeiro semestre desse ano em relação ao ano passado.
E os apressados são responsáveis pela infração mais cometida na cidade: o excesso de velocidade. É um vai e vem constante. Para onde se olha há um carro. Atualmente, são 341.246 circulando pelas ruas da cidade. Quase 24 mil a mais que no primeiro semestre do ano passado.
Além do aumento da frota, as autoridades de trânsito registraram também aumento de quase 15% no número de multas. O dado é preocupante e acende o sinal amarelo, de alerta para quem coordena o tráfego na cidade.
No primeiro semestre de 2010, foram 62 mil multas. Nos primeiros seis meses desse ano, já foram registradas 71 mil. Um aumento de 14,47%. “O principal, com certeza, é o desrespeito do próprio motorista que está acontecendo. E as campanhas continuam, a gente acha que esse número a gente consegue reduzir, consegue na verdade é conscientizar os motoristas”, disse o secretário de Transportes, Anderson Ferreira.
E qual a principal imprudência? Mesmo com 46 radares fixos, dois móveis e 6 lombadas eletrônicas, é o excesso de velocidade que lidera o ranking. “Têm pessoas que foram atropeladas e morreram por motociclistas em alta velocidade”, disse um pedestre.
A Avenida Juscelino Kubistchek, na zona leste, por onde passam 30 mil carros por dia, é onde foi registrado o maior número de multas para os apressados. Cerca de 7.762, do começo do ano até o fim de junho. “Eles passam em alta velocidade, não deixa a gente atravessar, principalmente na faixa de pedestres, tem gente que não respeita”, disse a estudante Larissa Todeschini.
A segunda infração mais cometida é estacionar em local proibido. Os flagrantes são comuns. “Aí, se tem um agente de trânsito que vai falar, aí tem a questão do um minutinho. É sempre por um minutinho. A vaga não pode ser utilizada nem por um minutinho”, reforçou o secretário joseense.
E se você foi multado, em São José dos Campos, e quiser entrar com recurso, pode protocolar um requerimento na secretaria de transportes ou fazer isso por carta. O endereço é Avenida Rui Barbosa, numero 400, Vila Santa Helena. Mas, é bom saber que 95% dos pedidos foram rejeitados nos primeiros seis meses deste ano.
Fonte: VNews