Hospital Regional de Ferraz terá reforço de estudantes de medicina em 2013


Conforme sugestão feita pelo prefeito de Ferraz de Vasconcelos e também médico, Jorge Abissamra em visita do governador Geraldo Alckmin a Ferraz, no dia 22/04, o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos vai se transformar em hospital-escola a partir de 2013.

A decisão foi tomada nesta terça, 15/05, em reunião no prédio da reitoria da Universidade de Mogi da Cruzes (UMC) entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da Prefeitura de Ferraz e reitores da instituição. Novas reuniões e encontros de trabalho serão agendados para detalhar aspectos da criação do convênio que tem como principal objetivo minimizar os problemas enfrentados pelo hospital, entre eles a falta de médicos para atender a população.

“A previsão é de que tudo fique acertado até setembro, mas o convênio só deve vigorar a partir de 2013, por que a universidade já está com a grade curricular deste ano pronta”, explicou o coordenador da Secretaria de Saúde do Estado, Sebastião André de Felice sobre a adoção do convênio entre o Estado e a UMC.

Lá trás na conversa entre o prefeito de Ferraz e o governador, Dr. Jorge explicava que através de um convênio, os alunos do curso de Medicina da UMC poderiam fazer estágios de medicina básica e residência no Hospital Regional, o que se mostrou viável, razão do encaminhamento atual. Funcionando, o convênio pode ajudar a diminuir a ausência de médicos no hospital regional, conforme tem sido objeto de reclamações desde o começo do ano. Segundo Felice, apesar de o convênio ser voltado inicialmente para os alunos do curso de medicina, ele também poderá ser estendido para outras habilitações da área da saúde como: nutrição, fisioterapia e enfermagem.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O prefeito de Ferraz considera que os problemas da unidade vão diminuir. “Podemos não ter a solução rapidamente, porém através da parceria com a universidade nós estaremos formando melhores profissionais e, além disso, estaremos amenizando o problema da falta de médicos para o atendimento”, explicou. “A parceria deve ser feita de maneira ampla e para a nossa região ela é fundamental”, concluiu.

Por enquanto é aguardar

Como a universidade já está com a sua grade curricular do curso de Medicina pronta, o convênio que poderá ser acertado até setembro desse ano só começará a funcionar no primeiro semestre de 2013 já com os profissionais em formação atendendo no hospital que, hoje, tem um déficit de 120 profissionais que deveriam estar atendendo. Nova reunião para avançar na construção do convênio ficou agendada para os próximos 15 dias.

Fonte: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos