Guardas Civis Municipais (GCM) de Ferraz de Vasconcelos, Região Metropolitana de São Paulo, prenderam nesta terça-feira (26) um homem suspeito de roubar objetos de três escolas municipais na cidade de Ferraz de Vasconcelos entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.
Wagner Roberto Evangelista dos Santos, de 30 anos, foi preso e autuado em flagrante quando furtava uma lavadora de alta pressão da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Maria Andena Costa, na Vila Andeyara.
O cozinheiro é acusado de ser o autor de, ao menos, mais cinco furtos em instituições de ensino da rede municipal.
Aos guardas municipais, o suspeito disse que vendeu os equipamentos de informática e os demais objetos subtraídos nas instituições de ensino da rede municipal na “Feira do Rolo”, em Guaianazes
Ele foi levado para a delegacia da cidade, onde está detido, e deve ser transferido para o Centro de Detenção Provisória, em Suzano.
Operação especial
Após uma sequência de furtos registrados entre os meses de janeiro e fevereiro nas unidades de ensino de Ferraz, como o Centro de Educação Infantil (CEI) Oliveira Laet, e as escolas Maria da Glória Fernandes Leite e Maria Andena Costa, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana colocou a GCM à frente das investigações:
O secretário de Segurança, Carlos César Alves, explica os procedimentos. “Nossa equipe levantou as características do suspeito de ter praticado os furtos anteriores e decidiu se dividir e permanecer no interior das escolas municipais durante a noite. Na madrugada desta terça o acusado resolveu agir novamente, mas, depois de arrombar o telhado da escola pela quarta vez, foi flagrado pelos guardas municipais no momento em que furtava a lavadora.”
Na hora em que a GCM surpreendeu o suspeito, ele tentou fugir por um terreno que fica ao lado da escola. No entanto, acabou caindo e foi dominado pelos guardas. Segundo a prefeitura, ele confessou que também era autor dos furtos ocorridos nas outras escolas municipais.
Fonte: G1
Esta sem dúvida é a nova força poilicial do Brasil, uma policia municipalizada, verdadeiramente comunitaria. Tendo como parametro a GCM de São Paulo, cuja as ações são um exemplo para qualquer policia do Brasil e de muitos Países. Este policiamento proximo da população é sem dúvida o correto, pois somente assim os problemas são resolvidos, antecipando-se a qualquer situação. Esperamos um investimento na nossa GCM de Ferraz de Vasconcelos, ao invés de usar nossos recursos para invertir no policiamento Estadual arcáico.