Grevistas fazem assembleia conjunta em Rio Claro ‎


Os bancários e os servidores dos Correios fizeram uma assembleia conjunta nessa quarta-feira (5), no Jardim Público, na cidade Rio Claro. Representantes das entidades sindicais das duas categorias expuseram como andam as negociações dos dois movimentos paredistas.

Silvana Anaruma, diretora do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região, reclama que os banqueiros não estão preocupados com o sofrimento da população. Mesmo com a proximidade do quinto dia útil, quando o movimento nas agências é maior, não há qualquer manifestação por parte da entidade patronal para retomar as negociações.

Silvana conta que o Comando Nacional de Greve está reunido aguardando um contato da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Por enquanto, a greve continua por tempo indeterminado. Segundo o comando, a paralisação atinge mais de 8.000 agências no País. Em Rio Claro e região, a maioria dos bancos está fechada. Somente as agências do Itaú e do Bradesco funcionam de forma parcial, abrindo a partir das 12 horas.

Os bancários rejeitaram o reajuste de 8%, que representa apenas 0,56% de aumento real, e reivindicam 12,8% (5% de aumento real mais inflação do período), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, mais segurança, igualdade de oportunidades, melhoria do atendimento aos clientes e inclusão bancária sem precarização, dentre outros itens.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Na terça-feira o Comando Nacional de Greve divulgou nota onde afirma que “Os bancos estão agindo de forma irresponsável ao permanecerem em silêncio e ignorarem a disposição dos bancários para retomar o processo de negociações. Essa postura das instituições financeiras irá ampliar ainda mais a greve nacional da categoria, com paralisações em bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal”.

O comando informa ainda que estão reunidos desde segunda-feira (3) aguardando contato da Fenaban. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), também enviou uma carta à entidade informando sobre o plantão e a disposição para a retomada de negociações.

A última manifestação da Fenaban foi feita no dia 29 de setembro. Por meio de nota, a entidade reafirmou “sua disposição em dar continuidade às negociações com as representações dos bancários, visando a construção de proposta que leve a um acordo”. Para a Fenaban, “a paralisação dos bancários permanece parcial, como consequência de ação de piquetes contratados pelos sindicatos”.

Fonte: JC Rio Claro