O maior complexo esportivo da cidade de Ferraz de Vasconcelos, a Vila Olímpica, foi inaugurado em setembro de 2010 pelo prefeito Dr. Jorge Abissamra, concluindo a primeira fase do projeto. A fase inicial corresponde ao campo de futebol e às arquibancadas, com capacidade para quase duas mil pessoas.
Um pouco abaixo do complexo futebolístico, começou a ser construído há poucos dias o ginásio da Vila Olímpica. Assim como o campo, que mede 100 metros de comprimento por 64 metros de largura, a quadra do ginásio terá, também, medidas oficiais. Sua cobertura ampla proporcionará a prática dos esportes durante todo o ano, independente se estiver chovendo ou fazendo muito frio. Além disso, a iluminação e a área cercada por alambrados garantirá a segurança dia e noite. Neste momento, com os trabalhos de terraplanagem completos, estão sendo realizadas as obras de fundação do espaço.
É de se ressaltar que o tapete de grama sintética do campo já existente foi importado do exterior pela prefeitura. O material é considerado de altíssimo nível, pois remonta a qualidade das gramas japonesas. A duração do gramado, se usado diariamente, é de pelo menos 10 anos, porém, se usado com menor frequência, permanecerá em bom estado por muito mais tempo. Em todo o Brasil. este é o único do gênero que foi custeado inteiramente pelo governo federal, sem que o poder Executivo ferrazense precisasse bancar de seus cofres públicos.
Segundo o cronograma de obras, a previsão é que toda o complexo da Vila Olímpica fique pronto ainda no segundo semestre de 2012. Entretanto, o campo, já demarcado oficialmente, e as arquibancadas já estão sendo usadas pelos munícipes desde a inauguração.
Fonte: Secom-FV