Franco da Rocha: ONG promove Expedição Saber com alunos de escolas estaduais


Estudantes integrantes do Programa Comunidade Educadora, da CARE Brasil, estão vivendo uma experiência diferente. A ONG está os levando para conhecer um assentamento do Movimento dos Sem-Terra (MST) em Franco da Rocha.

No Programa Comunidade Educadora, estudantes do ensino público são capacitados pela CARE Brasil para mobilizar e sensibilizar a comunidade sobre problemas ambientais, alimentares e nutricionais de sua região. Eles são chamados de Agentes Pedagógicos Ambientais Alimentares (APAAs) e montam Tendas ECOnsciência para realizar jogos lúdicos e debates sobre ações preventivas e de conscientização em escolas e áreas públicas.

A iniciativa é chamada de “Expedição Saber”. Nesta terça-feira (14), às 12 horas, 35 jovens das escolas estaduais Jardim Alegria (Encontra Francisco Morato) e Prof. Benedito Aparecido Tavares (Franco da Rocha) conhecerão a rotina do assentamento e algumas de suas soluções sustentáveis, como a produção local de alimentos. Na segunda (13), 40 alunos das escolas estaduais MMDC e Júlio Mesquita (São Paulo) e na quarta (8), outros 29 da Escola Estadual Prof. Bueno de Azevedo Filho (Francisco Morato) também estiveram no local.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


O Comunidade Educadora, desenvolvido pela CARE Brasil desde 2006, já formou 650 Agentes Pedagógicos Ambientais nos municípios de Duque de Caxias (RJ), Barro Alto (GO) e Francisco Morato e Franco da Rocha (SP).  Aproximadamente 13 mil crianças, adolescentes e jovens participaram dos debates sobre sociedade e meio ambiente em 450 tendas. Jogos pedagógicos criados exclusivamente para a atividade foram reproduzidos e distribuídos para as escolas participantes. Em São Paulo, o programa é atualmente financiado pelo Grupo SEB, ao qual pertence a empresa ARNO.

Fonte: Portal Segs