A Prefeitura da cidade Franca abriu duas licitações para contratação de empresas especializadas em engenharia de trânsito e na implantação de uma central semafórica. Os avisos foram publicados na edição de ontem do Comércio da Franca. O objetivo da contratação das empresas, de acordo com a Secretaria de Segurança do Município, é reorganizar o trânsito da cidade com o aprimoramento do sistema de semáforos. No pacote de equipamentos e serviços, o município terá câmeras funcionando 24 horas por dia em pelo menos 50 cruzamentos de vias na cidade para diagnosticar problemas.
O custo para a contratação das empresas não foi revelado. O secretário de Segurança Sérgio Buranelli informou que a licitação está em fase inicial. Com a abertura das concorrências, os interessados têm até o dia 25 de novembro para apresentarem suas propostas. A abertura dos envelopes ocorrerá no mesmo dia.
De acordo com Buranelli, a central de gerenciamento remoto de semáforos ficará com a responsabilidade de monitorar todos os aparelhos implantados na cidade e detectar de forma instantânea possíveis problemas. “Hoje quando ocorre uma pane num semáforo a gente trabalha com as informações que nos chegam por telefone. Com esta central, o sistema vai detectar na hora onde e qual o tipo de problema, e a equipe técnica irá solucionar o problema imediatamente.”
Na outra licitação aberta, a Prefeitura pretende contratar uma empresa especializada em engenharia consultiva. Será dela a responsabilidade de planejar a implantação e reorganização de semáforos em até 50 cruzamentos nas ruas de Franca. “Nesse caso, a empresa coloca câmeras nos cruzamentos. Dali já sai o estudo de como deve ficar aquele cruzamento para poder melhorar o trânsito. A empresa virá, irá monitorar o trânsito e fazer o estudo técnico. Hoje esse trabalho é feito numa contagem manual, o que não nos dá uma precisão técnica do trânsito naquele local”, disse o secretário.
Fonte: Portal GCN