Franca: Secretaria quer ampliar coleta de óleo de fritura


A secretaria de Serviços e Meio Ambiente de Encontra Franca quer aliar orientação, conscientização com benefícios ambientais e sociais, através do aproveitamento dos óleos de fritura pela Pastoral do Menor, que trabalha com centenas de jovens adolescentes.

O Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura, aos poucos, começa a ganhar as ruas da cidade, onde o assunto está gerando muitas perguntas.

Primeiramente, através das escolas municipais, onde está havendo uma integração com os professores e a secretaria de Educação, ajudando na massificação sobre a importância desse material não ser jogado nos ralos e tubulações e ser guardado em garrafas pets ou qualquer outro frasco. Junto com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), milhares de folders didáticos, em breve, começarão a chegar em todos os domicílios da cidade.

Para o secretário Ismar Rodrigues Tavares, esse é um dos primeiros passos para a efetiva mudança de hábitos que as autoridades ambientais estão buscando.


Durante a realização da Semana Ambiental, o programa foi lançado em uma escola do Parque Vicente Leporace e a receptividade das pessoas presentes foi grande, mas a partir dali, pouco se falou a respeito, comentou.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

A Sabesp, na condição de parceira da Prefeitura nesse esforço, estuda a possibilidade de anexar o folheto nas futuras contas de água, de tal maneira que 100% da população tomem conhecimento e tenham as orientações básicas de como destinar corretamente o óleo de fritura depois de utilizado, jamais atirando-o nas pias e tubulações.

Além das escolas que estão sendo um dos instrumentos de mobilização, através das crianças, os caminhões da empresa Colifran, que fazem a coleta seletiva, também passarão a recolher frascos com esse óleo, que serão apanhados uma vez por semana por equipes da Pastoral do Menor.

Para Geraldo Luciano, dirigente da Pastoral, a expectativa de receita é animadora, pois recolhendo periodicamente o produto, esse material, primeiro, estará deixando de poluir o meio ambiente e depois de vendido para uma empresa credenciada e licenciada pela Cetesb (Brejeiro de Orlândia), vai gerar receitas de extrema utilidade aos projetos da Pastoral.


A matéria prima será transformada em sabão, detergente, tintas, graxa, vernizes e até utilizado como biodiesel. Para aderir ao Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura, é simples e qualquer dona de casa, cozinha industrial, restaurante ou lanchonete pode fazê-lo.

Aqueles que já fazem a separação e reaproveitam o óleo devem continuar essa prática, aprimorarem esse trabalho e se desejarem, podem obter outras informações na secretaria de Serviços e Meio Ambiente. Aqueles que jogam esse óleo em qualquer local devem separá-lo e entregarem nos caminhões da coleta seletiva ou na escola municipal mais próxima de casa. Mais informações podem ser obtidas no tel. 3711-9440.

Fonte: Prefeitura de Franca