Solidariedade, música de qualidade e um público superior a 150 mil pessoas – incluindo os visitantes dos domingos, dias 20 e 27 de maio, quando as entradas foram gratuitas e houveram shows musicais. Esse foi o balanço da 43ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca), que terminou oficialmente no último domingo, com o Parque de Exposições “Fernando Costa” movimentado ao longo de todo o dia por causa da prova regional de hipismo na pista principal. Praça de alimentação e parque de diversões também estiveram lotados.
A RH Produções, organizadora da parte artística da feira, disponibilizou a venda de ingresso solidário a preço promocional mais um quilo de alimento não perecível – exceto sal e fubá – durante toda a feira. Foram arrecadadas cerca de 28 toneladas de alimentos, que foram repassados ao Fussol (Fundo Social de Solidariedade). A entidade decidirá na tarde desta terça-feira o destino das doações.
Doze shows principais agitaram as noites de quinta a domingo nas últimas três semanas no “Fernando Costa”. Somadas todas essas apresentações, o tempo de música total chega a cerca de 40 horas. Passaram pelo palco da Expoagro Michel Teló, Chico Rey & Paraná, Claudia Leitte, Fernandinho, Pixote, Gusttavo Lima, Humberto & Ronaldo, Nanda Bel, Jorge & Mateus, Jota Quest, Guilherme & Santiago e Israel Novaes.
Aos domingos não houve cobrança de ingressos e, nas duas primeiras semanas, aconteceram shows ao longo de todo o dia. No primeiro fim de semana cinco duplas sertanejas regionais se revezaram no palco e, no segundo, 14 artistas cantaram para centenas de pessoas durante o Difusora Show, que contou com a presença do cantor Juliano Cezar encerrando o dia festivo.
No último final de semana de shows na Expoagro a movimentação foi grande. Na última sexta-feira, dia 1º, a noite foi dedicada ao pop rock. Mais de 12 mil pessoas dançaram e pularam ao som da banda Jota Quest, que comemora 15 anos de carreira. No sábado, dia 2, aconteceram dois dos shows mais esperados desta edição da feira: a dobradinha Guilherme & Santiago e Israel Novaes. O público foi ao delírio com a dupla sertaneja que apresentou o seu show baseado no novo CD Até o fim.
Foram mais de duas horas de muita música e animação. Logo em seguida foi a vez da mais nova revelação do sertanejo, Israel Novaes, subir ao palco e fazer o público pular ao som dos sucessos Vem ni mim Dogde Ram, Eu quero tchu, eu quero tcha e outros sucessos das paradas musicais. A noite de sábado só acabou por volta das 4 horas.
Provando que o gosto popular em Franca é mesmo pelo ritmo sertanejo, as noites mais movimentadas foram as que tiveram no palco artísticas do gênero. Gusttavo Lima arrastou para o recinto exposições o maior público da feira: cerca de 30 mil pessoas. Em segundo lugar ficaram os shows de Guilherme & Santiago e Israel Novaes, com público estimado em 25 mil pessoas, e, em terceiro Jorge & Mateus, com 15 mil pessoas.
Segundo o diretor da RH, Rodrigo Henrique de Oliveira, o público presente na feira durante as três semanas de festa está dentro do esperado. “É uma grande festa, aguardada pela população e pelos comerciantes que expõem na feira. Pelo que pudemos ouvir até agora, o balanço foi positivo, no geral”.
E não foi apenas na parte de entretenimento da Expoagro que o saldo foi positivo. Cerca de 1,5 mil animais de raças como gado nelore, gir e girolando, mulas, burros, cavalos árabe e mangalarga passaram pela feira em três turnos de competições e exposições. Em 2011 o negócio rendeu, segundo Alexandre Ferreira, secretário de Desenvolvimento, cerca de R$ 2,2 milhões e para este ano a expectativa é ainda maior. “Vamos iniciar um levantamento com os criadores, pois os negócios de compra e venda são feitos diretamente e nós não temos interferência, mas acredito que 2012 tenha movimentado um valor maior que o do ano passado”, afirmou ele.
Fonte: Portal GCN