Que tal aproveitar que a criançada está em casa, de férias, e programar algumas atividades recreativas e ao mesmo tempo educativas? Uma das alternativas no guia Rio Claro é levar os pequenos para passearem na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, que oferece várias opções de entretenimento para o público da região.
Um dos destaques é o Museu do Eucalipto, que inclusive está com horário especial de atendimento para receber os visitantes nas férias.
Segundo a monitora ambiental Miriam Márcia Máximo, em janeiro e fevereiro o Museu fica aberto gratuitamente de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30. Aos domingos e feriados, o funcionamento é das 13h30 às 16h30. “Aos domingos o local recebe mais de 200 visitas. O que atrai o público é o fato do Museu do Eucalipto ser único no mundo. Nem a Austrália, que é o país de origem da espécie, tem um acervo tão rico quanto o da Floresta Estadual”, afirma Márcia.
Dividido em dezesseis salas, o museu reúne 39 anos de pesquisas de Edmundo Navarro de Andrade sobre o eucalipto, sendo um importante patrimônio histórico-cultural de Rio Claro. “É interessante observar ao longo do museu que os lustres, as molduras dos quadros, o forro e o assoalho fazem parte do acervo e são todos confeccionados a partir de diversas espécies de eucalipto”, destaca a monitora.
Informações e agendamento de grupos podem ser obtidos através do telefone: 3525-7036.
Se a intenção é se aventurar com as crianças, a opção é fazer uma das três trilhas disponíveis na Floresta Estadual: Trilha dos 9, Trilha da Coleção e Trilha da Saúde.
A Trilha dos 9 recebe esta denominação devido à extensão de seu percurso, sendo frequentemente utilizada para a prática de corridas e caminhadas. Durante o trajeto, o visitante poderá observar vários talhões de pinus e eucaliptos de diferentes idades.
Já na Trilha da Coleção, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as diferentes espécies de eucaliptos trazidas da Austrália e países próximos. As placas indicativas ao longo de toda a extensão da caminhada fornecem informações aos visitantes.
Outra opção é a Trilha da Saúde, que está localizada no Arboreto, próximo ao lago. Pode ser utilizada para a prática de exercícios físicos, atividades didáticas e pesquisas científicas. Ao longo do trajeto, o visitante poderá contemplar espécies nativas e exóticas.
“Este trajeto faz parte do Trilhas de São Paulo, programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que engloba quarenta trilhas localizadas em dezenove unidades de conservação. Quem percorrer a Trilha da Saúde pode registrar o passeio em um passaporte, disponível ao valor de R$ 5,00 na Floresta Estadual”, explica a monitora Andressa Soares.
No passaporte, além de informações sobre as unidades de conservação, há um espaço para carimbar cada trilha percorrida. Informações: ambiente.sp.gov.br/wp/trilhasdesaopaulo.
Em caso de chuva, devido aos riscos que a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade apresenta, não há atividades no Museu do Eucalipto e as trilhas ficam interditadas.
Fonte: Jc Rio Claro