Guia da cidade Rio Claro está acostumada a comemorar seu aniversário com a presença da Esquadrilha da Fumaça, mas no dia 24 de junho de 2011 isso não vai acontecer.
A informação é do Ministério da Defesa, que enviou ao Aeroclube rio-clarense um ofício datado de 13 de maio, comunicando que não será possível a presença do grupo aviatório no município para a tradicional Festa Aviatória.
De acordo com a assessoria de imprensa do Aeroclube, tal fato aconteceu devido ao corte na verba federal que desencadeou a diminuição das apresentações do grupo.
Somente as cidades pouco visitadas pela Esquadrilha da Fumaça serão contempladas com o show acrobático das aeronaves. Como seria o sexto ano consecutivo, Rio Claro foi riscada da lista de apresentações.
Outra alternativa seria a contratação de pilotos acrobáticos civis, mas, diferentemente do grupo aviatório, seria necessário custear a manutenção das aeronaves, a estadia e a alimentação dos pilotos.
Em razão disso, de acordo com declarações da assessoria de imprensa do Aeroclube, a Prefeitura optou por cancelar o evento.
O secretário municipal de Turismo, René Neubauer, diz lamentar a ausência da Esquadrilha da Fumaça neste ano nos festejos de aniversário da cidade, mas lembra que o município prepara uma programação com vários outros eventos para agradar à comunidade.
“Nessa série de atividades, a tradição dos eventos aéreos será mantida com o Campeonato Brasileiro de Balonismo”, explica.
A assessoria de imprensa do Aeroclube complementa o discurso do secretário e diz que a Prefeitura Municipal não vai realizar a tradicional Festa Aviatória nas dependências do Aeroporto Adhemar de Barros, promovido anualmente pelo Aeroclube de Rio Claro, marcada para o dia 26 de junho.
Além do complemento no discurso de René, a assessoria de imprensa do Aeroclube enfatizou, em seu comunicado oficial, que todas as medidas para a realização do evento foram tomadas e que, em nenhum momento, foi responsável pelo cancelamento da Festa Aviatória em 2011.
Fonte: JC Rio Claro