Foi uma manhã animal. Depois de dias e dias de chuva, o céu estava azul e o sol brilhava forte. Cenário perfeito para um passeio com a família e com o melhor amigo. Participar do manifesto contra a crueldade aos animais foi o programa preferido de centenas de pessoas neste domingo. Por volta das 9 horas, já havia muita gente com os seus cães de estimação diante do portão principal do Franca Shopping. De lá, o grupo seguiu em carreata até o Centro, onde aconteceu a concentração.
O movimento foi realizado simultaneamente em mais de 150 cidades do Brasil e do exterior. Em guia de Franca, foram cerca de 200 participantes. Grupos de Cristais Paulista, Restinga, São José da Bela Vista, Ribeirão Corrente e Patrocínio Paulista vieram à cidade participar. Havia dezenas de cães, dos mais pequenos aos grandões. O objetivo foi tentar conscientizar as autoridades para a necessidade da instalação de uma delegacia de animais em Franca e por punições mais severas para quem maltrata os animais. O deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB), com a família e dois cães de estimação, e os vereadores Bahia (PTB), Pastor Otávio (PTB) e Edvaldo Costa (PMN) de Cristais Paulista, estiveram presentes. “O movimento foi extremamente importante. O fato de a população estar preocupada contra a crueldade contra os animais demonstra uma melhora do perfil emocional do próprio povo. A pessoa que trata bem um animal se torna mais dócil, mais humana”.
A veterinária Sabrina Manzoli levou o cãozinho “Tio Patinhas” que havia sido atropelado e estava todo enfaixado. Foi recolhido das ruas e cuidado voluntariamente em sua clínica. Ela disse que ocorrências semelhantes ocorrem com frequência em Franca. “Ele ficou dias na rua atropelado e ninguém fazia nada. Quando recebemos animal atropelado, independentemente, da pessoa ter condições, a gente dá um jeito sem custo nenhum. É difícil, mas não temos como ficar de olhos fechados. As pessoas precisam ter a consciência e ajudar. Se cada um fizer um pouquinho, todos vão sair beneficiados”.
Aleni Papacídero, coordenadora do grupo Cão que Mia, que organizou o manifesto, ficou satisfeita com o resultado. “Apesar do pouco tempo para organizar, a participação foi positiva. Agradeço a todos que participaram e que ajudaram. Espero que nossos objetivos sejam alcançados e que possamos despertar as autoridades para tornarem mais rigorosa as penas contra os que maltratam os animais”.
Fonte: Portal GCN