Famílias levam seus cães para protestar contra maus tratos em Franca


Foi uma manhã animal. Depois de dias e dias de chuva, o céu estava azul e o sol brilhava forte. Cenário perfeito para um passeio com a família e com o melhor amigo. Participar do manifesto contra a crueldade aos animais foi o programa preferido de centenas de pessoas neste domingo. Por volta das 9 horas, já havia muita gente com os seus cães de estimação diante do portão principal do Franca Shopping. De lá, o grupo seguiu em carreata até o Centro, onde aconteceu a concentração.

O movimento foi realizado simultaneamente em mais de 150 cidades do Brasil e do exterior. Em guia de Franca, foram cerca de 200 participantes. Grupos de Cristais Paulista, Restinga, São José da Bela Vista, Ribeirão Corrente e Patrocínio Paulista vieram à cidade participar. Havia dezenas de cães, dos mais pequenos aos grandões. O objetivo foi tentar conscientizar as autoridades para a necessidade da instalação de uma delegacia de animais em Franca e por punições mais severas para quem maltrata os animais. O deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB), com a família e dois cães de estimação, e os vereadores Bahia (PTB), Pastor Otávio (PTB) e Edvaldo Costa (PMN) de Cristais Paulista, estiveram presentes. “O movimento foi extremamente importante. O fato de a população estar preocupada contra a crueldade contra os animais demonstra uma melhora do perfil emocional do próprio povo. A pessoa que trata bem um animal se torna mais dócil, mais humana”.

A veterinária Sabrina Manzoli levou o cãozinho “Tio Patinhas” que havia sido atropelado e estava todo enfaixado. Foi recolhido das ruas e cuidado voluntariamente em sua clínica. Ela disse que ocorrências semelhantes ocorrem com frequência em Franca. “Ele ficou dias na rua atropelado e ninguém fazia nada. Quando recebemos animal atropelado, independentemente, da pessoa ter condições, a gente dá um jeito sem custo nenhum. É difícil, mas não temos como ficar de olhos fechados. As pessoas precisam ter a consciência e ajudar. Se cada um fizer um pouquinho, todos vão sair beneficiados”.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


Aleni Papacídero, coordenadora do grupo Cão que Mia, que organizou o manifesto, ficou satisfeita com o resultado. “Apesar do pouco tempo para organizar, a participação foi positiva. Agradeço a todos que participaram e que ajudaram. Espero que nossos objetivos sejam alcançados e que possamos despertar as autoridades para tornarem mais rigorosa as penas contra os que maltratam os animais”.

 Fonte: Portal GCN