Exposição sobre a Independência do Brasil é atração no Arquivo Municipal de Franca


Em comemoração à Semana da Pátria, que comemora os 191 anos da Independência do Brasil, o Arquivo Histórico Municipal “Capitão Hipólito Antônio Pinheiro” realiza uma exposição temática que aborda os principais fatos que desencadearam esse processo de grande importância para a história do Brasil.

Quem for conhecer a exposição, poderá ver um painel ilustrado com imagens e textos informativos de fácil compreensão. Também há livros em exposição, entre eles, destacam-se obras como Affonso de Taunay, “Grandes vultos da independência brasileira”, publicado em 1922, ano do centenário da independência, Nelson Werneck Sodré, com o livro “As razões da independência; D. Pedro I e Dona Leopoldina perante a História – vultos e fatos da independência”, publicação do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo em 1972, além de vários jornais de diferentes épocas, relacionados à independência.

O acervo conta ainda com outras grandes obras de escritores que pesquisaram este tema, como Viriato Corrêa, Caio Prado Jr, Oliveira Vianna, entre outros.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


Aos pesquisadores e estudiosos desse período, é possível encontrar no local uma grande quantidade de documentos que retratam a cidade e sua região durante a segunda década do século XIX, momento em que se deu o processo de independência, tais como teses, publicações e processos cartoriais da comarca.

As escolas da rede pública municipal ou estadual, bem como escolas particulares em geral, que desejarem visitar o Arquivo podem ligar nos telefones: 3711-9207 ou 3711-9215 e agendarem suas visitas. A exposição estará aberta ao público até o próximo dia 13.

Desfile 7 Setembro – A secretaria de Educação está organizando o desfile cívico que acontecerá no sábado, 7. Mais de 35 instituições são aguardadas, entre as escolas e corporações, além de empresas e instituições filantrópicas da cidade. A concentração dos participantes está marcada para as 7h30, próxima à Escola João Marciano. O hasteamento do pavilhão nacional será às 8h ao lado da Prefeitura, logo depois, às 8h30, sairá à primeira corporação.