Estudantes de São José dos Campos comemoram aprovação no Sisu


Após quatro anos de cursinho, o estudante de São José dos Campos Eduardo Moreira Pereira, de 21 anos,  foi aprovado em uma universidade pública. O sonho foi alcançado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que divulgou a lista de aprovados nesta segunda-feira (14).

Eduardo será o primeiro integrante da família a cursar o ensino superior. “O Sisu ajuda quem mais precisa porque a nota de corte é diferenciada para alunos de baixa renda. Acho que é um sistema democrático de distribuir as vagas do ensino superior”, disse ao G1.

Ele passou no curso de Engenharia Mecânica na Faculdade Federal da Cidade de Uberlândia . “Fiquei feliz quando vi o resultado, mas a primeira coisa que veio foi a preocupação com o custo que será morar lá. Vou ver se meus pais podem me ajudar”, afirmou.

O estudante Lucas Pereira da Silva, de 18 anos, sempre estudou em escola pública e tinha um sonho: se formar em uma universidade federal. “Sempre quis isso porque sei que os profissionais de universidades federais têm mais prestígio no mercado e porque sempre quis morar fora por ser uma experiência de grande crescimento pessoal”, afirmou.


Para conquistar o objetivo, Lucas entrou em um cursinho preparatório e se dedicou aos estudos em 2012 e nesta segunda-feira (14) chegou o resultado de tanto esforço: ele foi aprovado pelo Sisu no curso de administração da Faculdade Universidade Federal Fluminense (UFF). “Acordei bem cedo hoje e fui ver o resultado. Minha mãe ficou muito feliz. Meu pai ainda não sabe”, disse.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Aprovados
O Ministério da Educação disponibilizou por volta de 8h15 desta segunda-feira (14) no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a relação dos aprovados no processo seletivo. É possível fazer o fitro por instituição, curso e turno das listas de aprovados.

Quase dois milhões de candidatos se inscreveram para disputar mais de 194 mil vagas em 3,7 mil cursos de ensino superior. Esta é a primeira edição do Sisu a incorportar o sistema de cotas sociais e raciais estabelecido por lei sancionada em agosto de 2012.

As matrículas dos candidatos aprovados devem ser feitas entre os dias 18 e 22 de janeiro. Os convocados devem se informar junto às instituições de ensino em que foram aprovados sobre os documentos necessários, locais e horários para efetivar as matrículas. Quem não foi aprovado deve esperar a segunda chamada do Sisu, que será no dia 28.


Fonte: G1