Prudência no trânsito é tema recorrente no dia-a-dia. Começar logo cedo a se conscientizar é uma boa forma de prevenção de possíveis acidentes. A Prefeitura da cidade de Sumaré, por meio das Secretarias de Educação, de Mobilidade Urbana e Rural, em parceria com a Concessionária AutoBAN, apresentará para os alunos da escola EMEF Neusa de Souza Campos, no dia 1° de setembro, um cinema em terceira dimensão. O trabalho faz parte do projeto ‘Educação para o Trânsito’.
Sob a coordenação da professora Fernanda Cristina Ferreira Moranza,o espetáculo tem como foco principal as regras de trânsito que devemos respeitar para protegermos nossa vida. Eles aprenderão, por exemplo, sobre a importância da utilização do cinto de segurança, a velocidade máxima permitida e o respeito à sinalização.
Segundo Fernanda, ao transformar regras de trânsito em um filme 3D é possível sair da teoria aprendida nas escolas e levar através da magia do cinema, os ensinamentos passados em sala de aula.“Consideramos que o aprendizado do aluno deve ser recheado com atrativos e que esses ultrapassem os limites da sala de aula, portanto, trazer o cinema 3D é garantir a eles o acesso a informação de maneira prazerosa, divertida e dinâmica favorecendo a reflexão sobre a segurança e leis de trânsito fazendo com que os alunos se percebam como protagonistas de um futuro consciente comprometido com a vida.”, comentou.
As apresentações serão da 9h da manhã até as 17h. A EMEF Neusa de Souza Campos está localizada na rua das Rosa, número 320, Parque Rosa e Silva. Ao final das apresentações cerca de 1230 alunos terão participado da atividade.
PROJETO
O Projeto Educação para o Trânsito, desenvolvido desde 2002 em Sumaré, atende cerca de 21 mil crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano. O projeto recebe investimentos da Prefeitura para a produção de materiais educativos e capacitação dos professores, além de parcerias, entre elas a Autoban (concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes).
Além do trabalho nas escolas municipais, Sumaré possui a “Cidade Mirim de Trânsito” que atende a crianças e jovens da rede municipal, estadual, CRASS (Centros de Referência em Assistência Social de Sumaré) e outras entidades da Cidade e da região, com atividades lúdicas, jogos, vídeos, além da ciclovia, com aulas interativas e dinâmicas promotoras de cidadania.
Fonte: Prefeitura de Sumaré