O Ciee está com 120 vagas de estágio abertas na região. São oportunidades para várias áreas, entre elas administração, letras, tecnologia da informação e engenharias. Segundo a assistente técnica do Ciee, no mês de julho há muita dificuldade para localizar os estudantes. A maioria dos candidatos está viajando e os agentes não conseguem convocá-los para um processo seletivo.
Durante o ano, a média é de 25 alunos por dia de processo seletivo. Na semana passada, a média de frequência foi de 18 alunos, uma queda de 28%. Além de não localizar os estudantes em casa, muitos deles faltam ao processo seletivo sem avisar ou desistem da vaga para curtir as férias.
Algumas empresas estão sendo prejudicadas, como uma fábrica de vidros, de Jacareí. Duas vagas estão abertas há dois meses na empresa. Uma delas é na área de Tecnologia da Informação. O candidato precisa falar espanhol e, por causa desse pré-requisito, a empresa não está conseguindo preencher a vaga. A outra oportunidade é para o setor financeiro. O estudante precisa ter conhecimento avançado em Excel e até agora não apareceu ninguém com esse perfil.
Segundo o Ciee, alguns estudantes optaram por procurar estágio depois das férias, em agosto, o que não é recomendado, uma vez que as empresas que contratam para o segundo semestre já estão com as vagas abertas. A dica é aproveitar o baixo movimento para fugir da concorrência.
Para se cadastrar ou atualizar o cadastro, o estudante precisa acessar o site do Ciee e clicar no ícone “estudantes”, que fica bem ao centro da página. Assim que abrir uma nova janela, o estudante acessa no menu, que fica à esquerda, o ícone “cadastro” e segue os passos indicados no portal. Ele precisa ter em mãos o documento de identidade e o CPF.
Se preferir, o estudante pode ir pessoalmente ao Ciee de São José dos Campos, que fica na Rua Coronel João Cursino, 53, no Jardim São Dimas.
Fonte: VNews