Estado e CPTM se comprometem com a aceleração da construção da nova estação em Ferraz


O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a diretoria da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e representantes do consórcio TSJ, empresa que ganhou a licitação para construção da nova estação de trens de Ferraz de Vasconcelos estiveram na cidade na tarde do dia 28/05 e foram recepcionados pelo prefeito Jorge Abissamra que promoveu uma vistoria nas instalações da estação provisória e dos espaços onde será construída a nova estação.

O assunto tem sido objeto de incomodo e transtorno para o prefeito e para a comunidade que, na semana passada, em coletiva de imprensa, demonstrou mais uma vez seu inconformismo pelo atraso nas obras iniciadas em outubro de 2009 com previsão de entrega em três anos.

Passado todo esse tempo é evidente que as obras incipientes estavam muito aquém da possibilidade de atender o cronograma inicial. Algumas adaptações, feitas ao longo desse período, com vistas a melhorar a acessibilidade à nova estação e imprevistos para além da margem de tempo, haviam feito da obra um martírio do ponto de vista da prefeitura e dos milhares de usuários do transporte coletivo.

O secretário e a direção da CPTM, convencidos dos argumentos apresentados pelo prefeito, e com a concordância do consórcio que toca a obra, assumiram compromisso público de fazer a coisa andar. Um novo cronograma de etapas da obra está previsto para ser elaborado entre a diretoria técnica da CPTM e da construtora ainda esta semana. “Com certeza entregamos essa obra antes da realização da Copa do Mundo em 2014”, acenou o secretário quando indagado sobre prazos. Efetivamente a prefeitura espera que a entrega da obra seja bem antes do final de 2013. O secretário não se comprometeu, mas reconheceu que é essa intenção.


Jurandir, durante a coletiva, elencou uma série de fatores que levou a situação a que chegou e que pretende corrigir. Lembrou que toda a construção da nova estação, em Ferraz e em outras cidades do Alto Tietê, tem que ser feitas sem interromper a circulação dos trens. “É muito difícil trabalhar com os trens em movimento. O estacamento da nova estação será feito já de imediato com mais funcionários e uma máquina própria para este serviço. Agora a obra terá ritmo”, aponta.

Ainda em Ferraz está previsto a mudança de traçado. “Até a construção do novo leito do trem é uma fase lenta para ser concluída, isso porque, o processo de mudança do eixo é normal que aconteça nesse ritmo”, comenta. Essa operação demanda, segundo os técnicos, entre outras, novas fundações e preparação do solo para assentamento dos trilhos. Apesar disso, o secretário afirmou que o ritmo imposto pela empresa foi o esperado.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

De imediato a secretaria, além de acelerar a nova obra, deve providenciar a aquisição de uma nova estação modular para colocar onde está a estação provisória para evitar o pagamento de aluguel da atual. Jurandir explica que esse módulo de estação provisória fica até a entrega da nova estação concluída, quando migra para outras obras semelhantes.

Após explicações, prefeito dá um crédito, mas se mantém vigilante


O prefeito Jorge Abissamra, antes da coletiva, fez questão de explicar em linhas gerais a intervenção em toda a região da nova estação incluindo as obras próximas do centro de convenções, do boulevard e de novo terminal do ônibus. Pela expressão e comentários das visitas, com certeza se convenceram da oportunidade dos projetos da prefeitura de Ferrraz de Vasconcelos e da sua importância para a coletividade.

Indagado sobre os compromissos que seus interlocutores estavam assumindo, o prefeito Dr. Jorge Abissamra deu um crédito, mas se manterá vigilante. “Quero deixar claro que até agora, a empresa construtora não tem sido razoável nos prazos. Espero que isso mude a partir de agora. Entretanto, também quero deixar claro que o secretário Jurandir Fernandes e a diretoria da CPTM nunca deixaram de me atender, de me ouvir. E o motivo de ter me ouvido é a presença do secretário aqui, neste instante, para assumir compromissos com a aceleração das obras”.

O prefeito ainda lembrou aos presentes que quase que diariamente passa pelas obras e continuará a passar. “Todos sabem também dessa minha relação com a cidade. Circulo, converso e ouço as pessoas que também tem registrado as suas angustias com relação ao ritmo das obras da estação”. O prefeito ainda disse que continuará mantendo contato com a CPTM e o secretário para mantê-los informados sobre o tão esperado ritmo desejável da obra.

Fonte: Prefeitura de Ferraz de vasconcelos