Espetáculo Ser Tão Ser – Narrativas da outra Margem é atração na Santa Cecília


O paulista Grupo Buraco d’Oráculo apresenta, na Santa Cecília, um espetáculo baseado em relatos reais e narra a trajetória de um homem que deixa sua terra natal, em busca da sobrevivência, e acaba à margem de uma cidade grande.

Sobre a peça:

A desterritorialização dos migrantes, o direito à moradia, nordestinos e a perda de sua identidade em meio à selva de pedra paulistana.

As histórias de vida dos moradores da região do extremo leste de São Paulo unem essas três temáticas no espetáculo “Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem”,da companhia teatral de rua Buraco D’Oráculo.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Criada a partir de histórias coletadas em seis comunidades, a peça mostra o abandono vivido por migrantes nordestinos: de sua casa, de sua terra e de sua família. As primeiras cenas do espetáculo ocorrem no lado de fora do TUSP. É ao ar livre que a Buraco D’Oráculo oferece café à platéia e começa a mostrar a história de cinco personagens que partem rumo a São Paulo na busca da sobrevivência. “Todo mundo é assim: começa onde nasce, termina onde escolhe”, dizem os migrantes.

Além de algumas peças de roupas, os personagens levam na bagagem a saudade de casa e a esperança de uma vida melhor. Mas, ao chegar na cidade grande, eles enfrentam uma realidade diferente, em que predomina o preconceito e a frieza. “Eu só preciso de uma chance”, diz um dos que chegam. “Xi, mais um Zé…” é a resposta que recebe. Jogados à margem da selva de pedra, esses nordestinos são os moradores da periferia da cidade. É em bairros como Itaquera, Penha e São Miguel Paulista são bairros onde esses Josés e Marias tentam reconstruir seus lares e suas vidas.

Serviço:

O que: Ser Tão Ser – Narrativas da outra Margem
Quando: Dia 23/9, seg. 12h
Local:
Largo Santa Cecília