As obras de restauração do Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga”, em Rio Claro, prosseguem em duas etapas. Uma parte da equipe está executando a infra-estrutura relativa aos blocos de fundação para que sejam erguidas novas paredes, e outra cuida da estrutura referente à colocação de pilares metálicos nas paredes que permaneceram em pé após o incêndio que destruiu parte das instalações em 2010.
Os dois serviços são minuciosos, como todo o processo que envolve a restauração do museu, justamente por se tratar da recuperação que vão manter as características externas do prédio, tombado como patrimônio histórico no estado de São Paulo. Esse fato torna os serviços necessariamente mais demorados que outras obras similares.
A obra de restauração do Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga” é uma das mais importantes já realizadas em Rio Claro por conta da sua importância para a história do município.
O museu de Rio Claro vai ganhar uma moderna estrutura interna sem perder as características arquitetônicas. Será bem parecido com construções antigas da Europa, nas quais todo o ambiente interno passa por profundas modificações enquanto que a parte de fora permanece com todos os detalhes e características do passado.
O trabalho de restauro do museu de Rio Claro exigiu minuciosa pesquisa e catalogação dos bens históricos, inclusive de materiais como pregos e outros itens que fizeram parte da antiga estrutura. Tudo isso será incorporado ao museu quando ele estiver totalmente reconstruído.
Fonte: Canal Rio Claro