A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promove, em 10 de dezembro (terça-feira), a cerimônia de encerramento do projeto “Magia de Ler”. O evento será realizado, a partir das 19 horas, no Montreal Eventos (rua Antônio Silvestre, 150, Tanquinho). O prefeito Acir Filló, seu secretariado, bem como professores, diretores, técnicos e coordenadores da rede municipal de ensino estarão presentes na festiva ocasião. O programa visa a formação do leitor, por meio da utilização de materiais específicos oferecidos pela Editora Melhoramentos.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro, a solenidade que vai marcar a conclusão das atividades do “Magia de Ler” também servirá como uma espécie de avaliação do projeto desenvolvido num período de quatro meses na cidade. As ações foram empreendidas entre agosto e novembro deste ano. No Montreal, representantes de cinco escolas da rede municipal de Ferraz vão compartilhar os impactos positivos do programa em sala de aula. Os trabalhos foram desenvolvidos com educandos que frenquentam da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, com a participação de 42 escolas e 22 mil estudantes.
Ainda segundo a gestora, o “Magia de Ler” voltará a ser executado no município em fevereiro de 2014. Elaborado pela Editora Melhoramentos, o projeto prevê o acesso da comunidade escolar à literatura infantil. Os educadores ainda recebem material didático (Guia do Professor) para orientação quanto à implementação do programa em sala de aula:
“A formação do leitor é prioridade nas políticas públicas de Educação, sobretudo em função do desenvolvimento das habilidades de leitura. Este programa é inovador, focado na formação de leitores da educação infantil até o 9.° ano do ensino fundamental. O ‘Magia de Ler’ é constituído por duas grandes frentes de ação. Uma delas é a formativa, apoiada por um material impresso, denominado Guia do Professor, que visa instrumentalizar os docentes na importante tarefa de formar leitores. Também disponibilizamos para as escolas um grande acervo de livros, destinados aos alunos de todas as séries contempladas pelo programa”, detalha Denize.
Em sala de aula, as ações foram promovidas em formato de cursos, oficinas de vivência e palestras. Para o chefe do Poder Executivo ferrazense, ao oferecer aos educadores participantes (professores, coordenadores pedagógicos, agentes de leitura e gestores), este tipo de suporte técnico para o desenvolvimento das aulas, a leitura e o entendimento das histórias se faz facilitado e mais funcional:
“Esse kit é de natureza pedagógico-didática e possibilita com que o aluno vivencie situações objetivas de ensino. Assim como o programa ‘Palavra Cantada’, o ‘Magia de Ler’ revela-se uma contundente ferramenta de apoio aos educadores que desejam instituir, em suas redes de ensino, ações efetivas e duradouras relacionadas à formação de leitores. Continuamos investindo fortemente na Educação, por meio de materiais de qualidade”, complementa Filló.