Neste domingo (7), os eleitores da cidade de Itaquaquecetuba, principalmente aqueles que vivem em bairros próximos ao Aterro Pajoan, foram às urnas eleger o prefeito e vereadores e agora esperam mudanças. Além deles, 17 internos da Fundação Casa, no município, ganharam o direito de participar das eleições.
Os eleitores inscritos na Escola Estadual Homero Fernando Milano enfrentaram dificuldades para chegar ao local de votação por causa do trânsito.
Além disso, na porta da escola ainda acontecia a boca de urna, que é proibida pela lei eleitoral.
Os cidadãos também reclamaram da sujeira nos pontos de votação.
Na seção 54, alguns eleitores ainda ficaram em dúvida se o voto tinha ou não sido computador porque a foto de um vereador não apareceu na tela.
O cartório eleitoral de Itaquaquecetuba explicou que, quando isso acontece, é porque o candidato não está apto para a eleição e, neste caso, o voto foi para a legenda.
Apesar dessas situações, aqueles que não eram obrigados a votar, foram às urnas para exercer o direito cívico, como a aposentada Zita Victor, de 74 anos.
Já os eleitores de bairros vizinhos ao Aterro Pajoan foram às urnas com a lembrança do deslizamento de lixo o dia 25 de abril de 2011.
O aposentado Nelson Ortega disse que só tem melhoria no local em tempos de eleição e que depois, volta tudo como era antes.
Fundação Casa
Dos 270 internos das cinco unidades da Fundação Casa do Alto Tietê, 45 manifestaram o desejo de votar e tiveram o direito concedido pela Justiça Eleitoral.
Na unidade de Itaquaquecetuba, uma seção foi montada para que os 17 menores internados pudessem votar.
Os adolescentes que não são do município transferiram o título eleitoral para a cidade.
Para isso, os internos receberam orientações sobre os candidatos e também sobre a importância do voto.
Um dos adolescentes, apreendido por roubo seguido de extorsão, disse que voto é primeiro passo para retornar a sociedade.
Ferraz de Vasconcelos
No maior colégio eleitoral da cidade de Ferraz de Vasconcelos, que fica na Escola Estadual Edir do Couto Rosa, a votação foi tranquila neste domingo.
Na parte de manhã, cerca de 140 pessoas foram à seção de justificativa para explicar a ausência do domicílio eleitoral.
Fonte: Tv Diário