Mais de dez mães estiveram na tarde desta quarta-feira, dia 03, reunidas no saguão do Paço Municipal para promover o “Dia do Mamaço”. A atividade fez parte da programação da 13ª Semana do Aleitamento Materno em Encontra Rio Claro, que tem como objetivo incentivar as mães a amamentar os bebês exclusivamente com leite materno até os seis primeiros meses de vida.
Segundo a coordenadora Silvia Anaruma, do programa de amamentação da Unesp, o Proama, o “Dia do Mamaço” surgiu após um episódio ocorrido em São Paulo, quando uma mãe estava no cinema e começou a amamentar seu filho. Ela foi expulsa do local pelos diretores. Indignada esta mãe reuniu 30 outras mães e juntas foram para o mesmo cinema e promoveram o “Mamaço”. Os diretores perceberam que tiveram uma atitude errônea ao pedir para mãe se retirar e se desculparam pela ação indevida.
Em Rio Claro, o “Dia do Mamaço” teve como finalidade promover e incentivar outras mães a amamentar seus filhos. De acordo com a vereadora Raquel Picelli, autora da lei que institui no município a Semana do Aleitamento Materno, o leite materno é muito importante para a saúde dos bebês e previne o surgimento de muitas doenças. Ela destaca a atitude nobre das mães que compareceram no Paço Municipal e enfatiza que aquela ação é exemplo para outras mães.
A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidarieade Rosana Altimari assinalou a importância da realização da Semana do Aleitamento Materno e agradeceu às mães que estavam presentes. A assessora de Referência e Atendimento à Mulher Bel Rezende também destacou a participação das mães e parabenizou –as pela bela atitude de promover o aleitamento.
A vice-prefeita Olga Salomão esclareceu que a mulher que ocupar todos os espaços na sociedade e também para aproveitar a oportunidade de serem mães. Ela ressaltou a força feminina e divulgou a importância da amamentação.
A coordenadora do banco de leite da Santa Casa, Denise Mestrinel, lembrou que as mães podem ajudar outros bebês que precisam do leite materno com doações ao banco de leite. Luciana Marchiori, é coordenadora do Programa de Saúde da Família do bairro Jardim das Flores e pontuou o trabalho realizado no PSF com as gestantes e com o grupo de amamentação com o objetivo de orientar as mães e a família sobre temas ligados à maternidade.
Assim como foi realizado no “Dia do Mamaço”, outras atividades aconteceram durante a programação da 13ª Semana do Aleitamento Materno. Em Rio Claro apenas 31% dos bebês são alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses, por isso, ações como estas desenvolvidas durante esta semana são fundamentais para a promoção e incentivo do aleitamento.
Ainda na mesma faixa de até seis meses, a pesquisa apurou que apenas 16,91% dos bebês recebem amamentação em que o leite materno é preponderante. Em 83,09% dos casos as crianças recebem outros alimentos preponderantes à amamentação materna associada. “Temos que desenvolver ações que visem cada vez mais a conscientização das mães para os benefícios do aleitamento materno. Às vezes, por falta de orientação em relação ao posicionamento do bebê a amamentação acaba se tornando algo dolorido, mas é só a mãe saber o posicionamento correto que a amamentação será tranqüila e será um ato de amor”, conclui a vereadora Raquel Picelli.
Fonte: Canal Rio Claro