Deficientes visuais de 29 cidades da região de Ribeirão Preto (SP) serão beneficiados por um projeto da Sabesp que distribui contas de água em braile. O programa iniciado em outubro contempla somente municípios em que a empresa de abastecimento atua, como Franca (SP), Buritizal (SP), Guariba (SP), entre outros – A cidade de Ribeirão Preto não se inclui na lista – e permitirá a titulares cegos receber em casa, pelo correio, uma segunda via gratuita com informações essenciais sobre a conta mensal.
Impresso em um papel especial em autorrelevo, o documento serve para a conferência de valores e não dispensa a conta convencional para a efetivação do pagamento – segundo a Sabesp, ainda não existe um meio da cobrança ser feita em braile pelos bancos.
A conta chega por correio antes ou acompanhada da comum. “É um projeto bem recente, mas que ajudará bastante. Tem gente que paga a conta em débito automático e acaba não verificando o valor”, afirmou a analista de gestão da Superintendência Regional da Sabesp em Franca, Sirlene Caluz.
Segundo ela, a adesão ainda é pequena – em Franca, por exemplo, apenas cinco pessoas demonstraram interesse -, mas a tendência é que aos poucos os portadores de deficiência visual se inscrevam. “Os cegos fazem as atividades cotidianas normalmente, mas na hora de pagar a conta começa o problema”, disse Sirlene.
Uma das primeiras adeptas do benefício na região, Edna Doca Lopes, de 80 anos, presidente da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho Para Cegos de Franca (SP), considera a conta em braile um avanço. “Podemos estar mais pertinho da contabilidade da gente. Gostei muito. É importante saber o total que a gente vai pagar, o quanto gastamos de água”, disse a professora, que ficou cega quando tinha 23 anos, depois de um erro médico durante uma cirurgia para curar a miopia.
Atualmente, Edna paga as contas no débito automático, mas precisa da ajuda de uma secretária para conferir quanto gastou no fim do mês. Com a novidade, poderá fazer tudo por conta própria. “Se eu não estiver satisfeita com o valor posso reclamar com a empresa”, afirmou.
Serviço
Para solicitar o documento em braile, o titular deve ligar para o telefone 0800-055-0195 ou acessar o site da Sabesp (sabesp.com.br). A conta vem mensalmente por correio, mas não dispensa a via convencional, que deve ser utilizada no pagamento com código de barras. É obrigatório que o responsável seja deficiente visual, que a ligação de água esteja ativa e que o titular informe o Registro Geral do Imóvel. O benefício vale para ligações comerciais, industriais e residenciais.
O serviço já está disponível em 29 cidades da região: Buritizal, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Colômbia, Franca, Guariba, Igarapava, Jaborandi, Jeriquara, Itirapuã, Miguelópolis, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Serra Azul e Terra Roxa.
Fonte: G1