Conta de água em braile beneficia consumidores de Franca


Deficientes visuais de 29 cidades da região de Ribeirão Preto (SP) serão beneficiados por um projeto da Sabesp que distribui contas de água em braile. O programa iniciado em outubro contempla somente municípios em que a empresa de abastecimento atua, como Franca (SP), Buritizal (SP), Guariba (SP), entre outros – A cidade de Ribeirão Preto não se inclui na lista – e permitirá a titulares cegos receber em casa, pelo correio, uma segunda via gratuita com informações essenciais sobre a conta mensal.

Impresso em um papel especial em autorrelevo, o documento serve para a conferência de valores e não dispensa a conta convencional para a efetivação do pagamento – segundo a Sabesp, ainda não existe um meio da cobrança ser feita em braile pelos bancos.

A conta chega por correio antes ou acompanhada da comum. “É um projeto bem recente, mas que ajudará bastante. Tem gente que paga a conta em débito automático e acaba não verificando o valor”, afirmou a analista de gestão da Superintendência Regional da Sabesp em Franca, Sirlene Caluz.

Segundo ela, a adesão ainda é pequena – em Franca, por exemplo, apenas cinco pessoas demonstraram interesse -, mas a tendência é que aos poucos os portadores de deficiência visual se inscrevam. “Os cegos fazem as atividades cotidianas normalmente, mas na hora de pagar a conta começa o problema”, disse Sirlene.


Uma das primeiras adeptas do benefício na região, Edna Doca Lopes, de 80 anos, presidente da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho Para Cegos de Franca (SP), considera a conta em braile um avanço. “Podemos estar mais pertinho da contabilidade da gente. Gostei muito. É importante saber o total que a gente vai pagar, o quanto gastamos de água”, disse a professora, que ficou cega quando tinha 23 anos, depois de um erro médico durante uma cirurgia para curar a miopia.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Atualmente, Edna paga as contas no débito automático, mas precisa da ajuda de uma secretária para conferir quanto gastou no fim do mês. Com a novidade, poderá fazer tudo por conta própria. “Se eu não estiver satisfeita com o valor posso reclamar com a empresa”, afirmou.

Serviço
Para solicitar o documento em braile, o titular deve ligar para o telefone 0800-055-0195 ou acessar o site da Sabesp (sabesp.com.br). A conta vem mensalmente por correio, mas não dispensa a via convencional, que deve ser utilizada no pagamento com código de barras. É obrigatório que o responsável seja deficiente visual, que a ligação de água esteja ativa e que o titular informe o Registro Geral do Imóvel. O benefício vale para ligações comerciais, industriais e residenciais.

O serviço já está disponível em 29 cidades da região: Buritizal, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Colômbia, Franca, Guariba, Igarapava, Jaborandi, Jeriquara, Itirapuã, Miguelópolis, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Serra Azul e Terra Roxa.


Fonte: G1