A secretaria de governo da prefeitura da cidade Rio Claro está convidando todos os conselhos do município, incluindo os escolares e os de controle social, para uma reunião na próxima terça-feira, 27, às 19 horas, no salão de audiências do gabinete.
O principal assunto em discussão será a realização da Conferência Municipal da Transparência e Controle Social, marcada para os dias 9 e 10 de dezembro.
A Consocial foi estabelecida através de decretos federal, estadual e municipal. Nela estão inseridos dois eixos principais que irão nortear os trabalhos e debates: “Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos” e “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”.
A administração municipal pretende a participação de todas as lideranças comunitárias, entidades de classe, instituições e conselhos municipais.
Na noite de terça-feira, 20, aconteceu a primeira reunião popular da Consocial. Lideranças comunitárias, entidades e representantes no Orçamento Participativo participaram do encontro no gabinete.
O prefeito Du Altimari abriu o encontro dizendo do total apoio de sua administração à discussão sobre transparência, que é um dos pilares de seu governo. “O assunto é de fundamental importância e quero que a discussão se fortaleça e dela possam sair delegados à Conferência Estadual e Nacional”. Du Altimari destacou que seu governo não medirá esforços para a realização da Consocial, pois vê isso de forma muito madura para a democracia. “A transparência diminui a corrupção e a desigualdade”, afirmou.
A secretária de governo Olga Salomão fez a apresentação das propostas da Consocial e voltou a enfatizar a importância da participação popular, através de todas as representações.
“É a primeira vez que o país vai discutir como controlar a máquina pública e o governo. Isso nunca foi visto no Brasil e, portanto, tem um valor muito grande”, afirmou a secretária.
Fonte: Canal Rio Claro