Conferência em Ferraz de Vasconcelos discute os direitos das crianças e dos adolescentes


Os direitos das crianças e dos adolescentes da cidade Ferraz de Vasconcelos foram tratados na 9ª conferência municipal realizada pelo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca), na quinta-feira, dia 27, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Paz, no centro. O presidente da Comissão Permanente do setor, Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, Silas Faria de Souza (PSD) e Ezequias Felippe Rodrigues (PCdoB), o Vai, e o ex-presidente do Cmdca e servidor público Walter Victória da Costa prestigiaram o evento.

A audiência teve como mote: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”. Além disso, durante o encontro municipal que lotou as dependências do Salão Paroquial foram escolhidas dez crianças e 14 adolescentes que vão representar o município na conferência regional no início do ano que vem. Ainda, na reunião coletiva, os presentes reivindicaram a contratação de psiquiatra infantil e a instalação de uma videoteca, entre outros.

Para Tonho, que também foi selecionado como delegado-titular a conferência regional, os vereadores de um modo geral têm lutado em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes (foto) na Câmara Municipal. Ele destaca como exemplo, a sugestão para a Prefeitura Municipal admitir médico psiquiatra infantil e a presença ostensiva da Guarda Civil Municipal (GCM) nas imediações de escolas municipais para oferecer segurança aos estudantes. “Sem dúvida alguma, nós vereadores defendemos o acesso a saúde, a educação, ao esporte e ao social em todos os seus níveis”, confidencia Tonho. Vai Chover será delegado-suplente.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


A presidente do Cmcda Luzimar Sanches Santos agradeceu a presença de todos os participantes na 9ª conferência municipal. Já o ex-presidente do órgão, Francisco Valusterno de Araújo, o Val, lamentou a ausência, principalmente, de representantes do Conselho Tutelar, do da Saúde e o da Educação. No período da manhã, o presidente em exercício da Câmara Municipal, Willians Santos (PSB), o Willians do Gás e o ex-presidente da Casa, Juracy Ferreira da Silva (PMDB) também foram conferir o desenrolar da discussão a respeitos dos interesses de crianças e adolescentes.

Fonte: Câmara de Ferraz de Vasconcelos