Começam as aulas do projeto Escolinha de Esportes em Franca


A partir dessa terça-feira, os 31 núcleos de iniciação esportiva mantidos pela Prefeitura, por meio do Departamento de Esportes, começam suas atividades, com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite. Na segunda-feira, os professores, no período da manhã, participaram de reuniões de planejamento e as primeiras aulas estavam previstas para grupos de adultos à noite, na piscina do Poliesportivo.    O processo de recebimento das inscrições ainda continua aberto naqueles locais onde existem vagas.

Mesmo com as aulas em andamento, os professores estão orientados a receber os candidatos, tanto para o pronto atendimento ou para formação de lista de espera. Mesmo natação e hidroginástica, modalidades muito procuradas, para os períodos da manhã ainda existem vagas no clube da Associação dos Servidores, no Jardim Noêmia; na Associação da ADPM, no Jardim Aeroporto 2 e no clube do Sindicato dos Sapateiros, no Jardim Martins, somente no período da manhã.

No Poliesportivo, todos os horários estão esgotados.    Matheus Caetano, do Departamento de Esportes, informou não dispor ainda do número de inscrições que foram recebidas até a última sexta-feira, quando foi concluída a primeira etapa de atendimento antes do início das aulas. Esses dados deverão se contabilizados no decorrer da semana, com a divulgação dos endereços dos 31 locais de treinamentos e a média de inscrições recebidas em cada local.

Público alvo


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O projeto Escolinha de Esportes da Prefeitura tem como público os jovens na faixa de 7 a 16 anos, com atividades diversas no período contrário ao das aulas. Entre as opções oferecidas constam futebol de campo, futsal, voleibol, basquete, judô, ginástica, atletismo e natação. Mas também está aberto para os adultos, a partir de 16 anos, que devem passar por uma avaliação física e uma entrevista para começar as aulas. Esse cuidado tem o propósito de verificar as reais condições físicas e de saúde dos participantes.   Para este público, são oferecidas aulas de natação, hidroginástica, voleibol adaptado, ginástica comunitária, alongamento basquete, vôlei e natação na cidade de Franca.

Esse público também pode participar do projeto Vida Viva, cujas atividades ocorrem em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pelos bairros da cidade, num trabalho articulado pelas secretarias de Educação e de Saúde. As aulas são gratuitas e a pré-inscrição deve ser feita em cada UBS, bastando que as pessoas procurem pelas enfermeiras responsáveis por cada unidade.

O prefeito Alexandre Ferreira, tem acompanhado com atenção essa movimentação dos núcleos de escolinhas e, espera que as pessoas realmente ganhem gosto pela prática esportiva. Ele observou que isso faz bem a saúde e proporciona um ambiente de integração entre os participantes, destacando que a ideia é estimular que mais pessoas saiam do comodismo e criem o hábito de fazer uso dos equipamentos que a Prefeitura coloca à disposição de todos.  A programação completa com locais, opções e horários continua disponível no portal da Prefeitura de Franca.