Quem passar próximo à estação do metrô Marechal Deodoro, no bairro de Santa Cecília, nesta sexta-feira (26/10) terá uma surpresa. Na esquina com a Avenida Angélica, haverá uma casa a céu, onde duas atrizes vão residir por um dia. Lá elas convidarão os transeuntes para uma visita à residência. Em um ambiente de sala de estar, servirão chá e biscoitos aos visitantes, estimulando-os a contarem suas histórias com aquele bairro da região central da capital paulista. No espaço, móveis, almofadas, toalhas e outros objetos também registram as memórias da localidade, por meio de imagens e depoimentos.
Esta intervenção urbana, idealizada pelo Coletivo Pi, visa ocupar o espaço público, para provocar nos transeuntes a reflexão sobre a relação com o local em que vivem ou trabalham. “A ideia é ainda resgatar o sentido da rua e da praça como espaço de troca e convivência”, explica Pâmella Cruz, integrante do Coletivo Pi.
A iniciativa na Santa Cecília integra o projeto de intervenções Na Casa de Paulo, que já passou por Vila Maria, Jardim Ângela, Santana, Vila Madalena, Canindé e Vila Mariana, atraindo a atenção de dezenas de moradores. O próximo bairro a abrigar esta inusitada casa será São Miguel Paulista, no dia 9 de novembro.
Contemplado com o Prêmio Funarte Artes na Rua 2011, Na Casa de Paulo surgiu do trabalho Narrativas de São Paulo, no qual foram recolhidas, pelo grupo em 2011, as histórias dos moradores de cada uma das localidades inclusas no projeto 2012. A riqueza desses relatos é agora devolvida aos seus autores, sendo que novas narrativas poderão ser incorporadas neste resgate da história subjetiva dos bairros.
INTERVENÇÃO: CASA DE CECÍLIA
Quando: 26 de outubro, das 10h às 17h
Local: Metrô Marechal Deodoro, na esquina com a Av. Angélica
Site: coletivopi.com
Contatos: [email protected] | facebook.com/coletivopi | (11) 9 6338 5219
OBS.: SE CHOVER NO DIA, A INTERVENÇÃO SERÁ ADIADA.