Cine Belas Artes SP


Este local se destina à exibição de filmes desde 1956. Como Cine Belas Artes foi inaugurado em julho de 1967 com o filme de abertura “Os Russos Estão Chegando”, programado pela Sociedade Amigos da Cinemateca.

Em 1980 ganhou a divisão de seis salas, existente até hoje, batizadas cada uma com o nome de um artista brasileiro: Villa-Lobos, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Mario de Andrade e Carmen Miranda.

Cine Belas Artes SP

Devido a sua programação alternativa, mesclando filmes de nacionalidades diversas e mantendo alguns filmes por longo período em cartaz.


OCine Belas Artes tornou-se um dos mais importantes pontos de encontro intelectual e artístico da cidade.

Em meados de 2002 o cinema quase foi fechado. André Sturm e a O2 Filmes assumiram o prédio, que passou por uma grande reforma em 2003, e foi inaugurado em 2004 com a exibição simultânea em todas as suas salas de “Do Outro Lado da Rua”, estrelado pelos mestres do cinema brasileiro Fernanda Montenegro e Raul Cortes.

O cinema permaneceu com sua programação diferenciada, com uma média de 10 filmes em cartaz por semana, e uma variação de gêneros desde filmes de arte a clássicos antigos, passando por produções contemporâneas capazes de agradar ao público mais exigente e informado dos tempos atuais, até 2011, quando depois de muitas negociações o Cine Belas Artes teve suas portas fechadas.

Como consequência se iniciou na cidade de São Paulo um movimento pelo não fechamento do cinema – Contra o fechamento do Cine Belas Artes. Os mais diversos frequentadores do espaço, cinéfilos e cidadãos se uniram e somaram mais de 90 mil assinaturas, realizando a maior mobilização já ocorrida no Brasil em defesa de um patrimônio cultural. Porém não foi possível adiar o fechamento.

Em 2013 o cinema teve sua fachada tombada pelo patrimônio histórico estadual, e em 2014, três anos após o fechamento, a Prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal viabilizaram a reabertura do clássico cinema. Ainda em 2014, o cinema ganha como sócia a ASAS.BR.COM, um coletivo internacional de inteligência criativa fundado pela cineasta Paula Trabulsi.


Mais recentemente, em fevereiro de 2019, o cinema ficou novamente sem patrocinador. Após três meses de incertezas, o cinema, enfim, reconquistou a seguridade de continuar com as portas abertas graças ao patrocínio firmado com a cerveja Petra, do Grupo Petrópolis.

Lançada em outubro de 2018, a Petra Origem é uma cerveja puro malte, com receita original da Serra de Petrópolis, alto drinkability, composição equilibrada e baixo amargor. Uma puro malte que harmoniza com todos os momentos e compõe a família Petra, conhecida pelo uso de matérias primas selecionadas e respeito aos preceitos essenciais do processo produtivo da cerveja. A família Petra é parceira do Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável.

Cine Belas Artes SP Programação

Para informações sobre a programação regular, acesse o site.

Cine Belas Artes SP Preço

Os valores variam de acordo com a o dia da semana e a sala escolhida, acesse o site para mais informações.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Cine Belas Artes SP Bacurau

Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

ELENCO: Sonia Braga, Udo Kier, Bárbara Colen, Thomás Aquino, Silvero Pereira, Wilson Rabelo, Carlos Francisco e Karine Teles.

Cine Belas Artes SP História

Belas Artes, na Consolação com avenida Paulista, é um dos mais antigos cinemas de São Paulo. E junto com o Cine Bijou da Praça Roosevelt, onde hoje está instalado o Espaço Parlapatões, foi um dos templos da cinefilia paulistana dos anos 70.

Na contramão do circuito comercial, sempre dominado pelas distribuidoras americanas instaladas no Brasil desde os anos 20, o Belas Artes ofereceu nas décadas de 60, 70 e 80 um cardápio diversificado de filmes europeus ao público local de classe média, que procurava e encontrava no cinema um meio de “pensar” o mundo, que passava por transformações profundas.

O cinema foi inaugurado em 1943 com o nome de Cine Ritz. Cinco anos depois, em 1948, passou a ser chamado de Cine Trianon. No ano de 1967, o local foi batizado de Cine Belas Artes, como é conhecido até os dias de hoje.???

Durante a ditadura, foi um bastião da resistência intelectual contra a censura que pairava no país. Os filmes mais radicais de Godard, Pasolini, Fassbinder, Herzog, Ruy Guerra e Glauber Rocha eram um prato cheio para uma juventude sequiosa de liberdade e oprimida.

Em 1982 o cinema sofreu um grande incêndio. As chamas destruíram as instalações de duas salas do local. Foram encontrados na gerência, no primeiro andar, um maçarico e um cofre com sinais de arrombamento, o que levou a polícia a suspeitar que o incêndio foi criminoso. Inquérito nunca concluído.

Em 1983, o cinema passou para a gestão do grupo Gaumont Belas Artes, solitária distribuidora internacional francesa que competia no mercado mundial com as americanas, e responsável pela produção dos filmes de Fellini e Antonioni. Mas os anos 90 vieram, a ditadura se foi, o Belas Artes entrou em decadência.

Em 2004 o cinema foi reaberto pelo cineasta André Sturm, egresso do cineclube da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a produtora O2 de Fernando Meirelles, com o apoio do banco HSBC. Como cinema de repertório passou a integrar o circuito de arte da cidade, hoje o maior e mais sofisticados circuito de salas de cinema de arte das Américas, incluindo Nova York.

Uma das características inusitadas do cinema nesta última fase foi a longa permanência em cartaz de alguns filmes amados pelo público. O filme 2046 – Os Segredos do Amor (2004), do chinês Wong Kar Wai, esteve em exibição no Belas Artes por anos. O argentino O Filho da Noiva, de 2001, ficou em cartaz por um ano e meio no Belas Artes. Mas o campeão de longevidade foi Medos Privados em Lugares Públicos, que ficou mais de três anos em cartaz.

Em 2010 o banco resolve não renovar o patrocínio. Em fevereiro de 2011 o cine Belas Artes foi fechado, apesar dos protestos da população e das gerações que “fizeram a cabeça” na salinha escura do cinema Belas Artes.

Dois meses serão gastos em reformas e em maio de 2014 as salas deverão estar em funcionamento. A reabertura do Belas Artes pela Prefeitura paulistana, junto com a Caixa Econômica Federal, é um ato de grandeza construído a muitas mãos, que contempla a mobilização social e contribui para garantir o acesso à cultura como valor público.

Onde Fica, Endereço e Telefone Cine Belas Artes SP

  • R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2894-5781

Outras informações e site

Mapa de localização