O temporal que caiu na quinta-feira (14) sobre a cidade derrubou dezenas de árvores na região da Vila Madalena, na Zona Oeste de SP, causou quedas de energia e de serviços de TV a cabo, inundou comércios e fez carros serem levados pela enxurrada.
Nesta sexta-feira (15), pelo menos três quipes da equipes da Prefeitura de São Paulo retiravam árvores e limpavam bueiros, e os próprios moradores e comerciantes do bairro se mobilizavam para o bairro voltar à normalidade.
Era o caso de bares no bairro Vila Madalena da Rua Aspicuelta, que passavam por uma limpeza geral. Na Rua Belmiro Braga, a inundação superou um metro de altura e entrou em um restaurante. A gerente- financeiro, Andrea Demargos, afirmou que todos tiveram de ficar em cima das cadeiras. Disse ainda que aprendeu que não pode deixar mais o veículo estacionado no local. “Agora vou deixar em um estacionamento na Cardeal Arcoverde”, disse.
Quase em frente ao estabelecimento, um carro arrastado pela enxurrada estava na calçada. Moradores afirmaram que o veículo foi abandonado após o dono constatar que havia entrado água e que haveria perda total. Na mesma via, uma equipe da Prefeitura trabalhava na limpeza de bueiros.
Na Rua Horácio Lane, uma árvore caiu edanificou um carro. O barbeiro Joaquim Gonçalves contou que fechou seu comércio na tarde de quinta em razão do vento. Também sofreu com a falta de energia elétrica.
“Eu estava raspando a cabeça de um cliente. Pensei que ele iria ficar careca pela metade”, disse. A energia voltou após alguns minutos, segundo o barbeiro. Na manhã desta sexta, porém, moradores do entorno estavam sem TV a cabo por conta de uma árvore que derrubou cabos. Um técnico da operadora tentava solucionar o problema.
Até a última atualização desta reportagem, a Subprefeitura de Pinheiros não havia informado quantas árvores haviam caído na região.
Fonte: G1