O CTN – Centro de Tradições Nordestinas – foi concebido como um recanto de encontro da comunidade nordestina de São Paulo e mantém o trabalho de preservação e valorização da cultura nordestina.
A fundação do CTN foi inspiração do empresário e radiodifusor José de Abreu, em maio de 1991, para mudar o cenário de intenso preconceito e ignorância contra os migrantes nordestinos que residiam na capital paulistana.
Ao longo dos anos, o CTN desenvolveu trabalhos sociais e que ainda mantem. No ano de 2003, conquistou o reconhecimento de Organização de
Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e de Utilidade Pública Municipal pela Prefeitura de São Paulo. Hoje a abrangência do trabalho social ganhou destaque principalmente na região da zona norte e as demais regiões da cidade.
O pedacinho do Nordeste em São Paulo, como é popularmente conhecido, oferece experiências culturais que abrangem toda a memória do Nordeste: música, gastronomia, cultura, fé e social. O centro atrai mensalmente mais de 70 mil pessoas, entre nordestinos, paulistanos e turistas.
A Rádio Atual (AM 1370 KHZ) foi fundada em 15 de novembro de 1990.
Em meio a predominância das músicas estrangeiras sobre as nacionais, a Rádio Atual se firma na capital e na grande São Paulo como a primeira emissora com programação exclusivamente voltada para enaltecer as músicas regionais.
Forró, baião, xaxado, xote, repente e outros ritmos típicos chegavam às casas da população paulista, dando vez a expressões musicais e culturais até então marginalizadas.
A proposta ganhou visibilidade e no terceiro mês de funcionamento, a Rádio chegou a ocupar o terceiro lugar de audiência.
Aos poucos, tornou-se uma tribuna em defesa de cerca de 2 milhões de nordestinos que residiam em São Paulo e um dos grandes difusores do forró no centro-sul do país.
Como reconhecimento, a Rádio Atual recebeu o Prêmio Colunistas, da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), como o case mais interessante de programação radiofônica de 1990.
Centro de Tradições Nordestinas SP Programação
Para a programação completa acesse o site.
Centro de Tradições Nordestinas SP Festa Junina
O Centro de Tradições Nordestinas, zona norte de São Paulo, sempre promove Festas Juninas. O período festivo cresceu e este ano aconteceu de 1 a 30 junho, sempre aos sábado e domingos.
Foram cinco finais de semana e, de acordo com a organização, o público foi de mais 80 mil pessoas ao longo de todo o evento.
Centro de Tradições Nordestinas SP Restaurantes
Comer bem é uma das paixões do nordestino. Os pratos típicos do Nordeste têm por característica principal a marcante presença de temperos fortes e apimentados. Boa oportunidade para quem ainda não experimentou os pratos típicos da região. Prepare-se para a descoberta de novos sabores e novas sensações.
O CTN possui uma arena com dez restaurantes que oferecem os pratos mais apetitosos da culinária nordestina. O lugar certo para se comer um saboroso baião de dois, uma boa carne de sol, um escondidinho de carne seca, sarapatel, buchada de bode e muito mais.
Centro de Tradições Nordestinas SP Estacionamento
O CTN possui estacionamento terceirizado, com capacidade limitada de vagas para carros e motos.
Para valores de estacionamento, entre em contato com o CTN
Horário de Funcionamento Centro de Tradições Nordestinas SP
- Segunda a sexta das 12h ás 16h / Sábado das 12h ás 5h / Domingo das 12h ás 0h
Onde Fica, Endereço e Telefone Centro de Tradições Nordestinas SP
- R. Jacofer, 615 – Limão – São Paulo – SP
- Telefone: (11) 3488-9400
Outras informações e site
- Mais informações: www.ctn.org.br
Mapa de localização
