Carros da prefeitura de Ferraz desaparecem ou estão danificados


Grande parte dos veículos da Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos precisa de manutenção, segundo a atual administração municipal. Até mesmo o carro oficial do prefeito foi deixado com os pneus completamente carecas.

Além disso, há os veículos que simplesmente sumiram, segundo a administração municipal. De acordo com o secretário de Segurança, Carlos César Alves, uma perua, por exemplo, que estava desaparecida há três anos, foi encontrada no distrito de César de Sousa, na cidade de Mogi das Cruzes. Um homem usava o carro para vender lanches e bebidas alcoólica. “Constatamos que esse veículo estava sendo utilizado por um ex-funcionário da prefeitura há três ou quatro anos. Ele falou que havia sido cedido pelo prefeito anterior”, afirma o secretário.

Uma motocicleta foi encontrada em uma casa no bairro Madre Ângela, em Poá. A reportagem acompanhou a recuperação do veículo para a cidade de Ferraz de Vasconcelos. O homem, que não se identificou, disse que foi funcionário da prefeitura. “Eu ia devolver, eu não tenho nada para falar não.”

De acordo com o secretário, há ainda muitos veículos desaparecidos. “Faltam cerca de 20 carros, que estão na posse de funcionários. Esses veículos pertencem à comunidade”, diz Alves.


A nova administração assumiu a prefeitura em janeiro e disse que encontrou vários problemas, como remédios acondicionados de forma irregular e um prédio que teve que ser interditado por não ter sido concluído.

Desperdício
O pátio da prefeitura guarda sete ambulâncias totalmente destruídas. Peças e motores destes veículos desapareceram. Segundo o secretário de Segurança, vários carros estão com documentação irregular. As multas de todos os veículos ultrapassam R$ 40 mil, segundo a prefeitura. Apenas um carro, da Promoção Social, tem multas que somam quase R$ 9 mil. “Há dificuldade de falta de licenciamento. Muitos veículos não podem ir para outra cidade porque podem ser apreendidos”, diz o secretário.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Há ainda veículos que foram pouco usados e abandonados. Uma moto comprada pela Guarda Civil Municipal, de 2008, tem apenas 390 quilômetros de uso e, de acordo com a prefeitura, foi deixada no galpão da Secretaria de Obras.

No Departamento de Trânsito, das 11 viaturas, apenas três têm condições de uso para fiscalizar as ruas, segundo a administração municipal.


Avaliação
A pedido da reportagem,  o mecânico Claudiney Bandeira, que não trabalha na prefeitura, avaliou as condições das viaturas do departamento. “Não tem condição nenhuma de andar. Se fosse meu carro, eu não andaria dessa forma e poderia até ser punido. Pneu careca, vazamento de óleo, caixa de direção com defeito, tijolo segurando o vidro, parece até piada”, diz Bandeira.

A reportagem procurou a assessoria do ex-prefeito Jorge Abissamra, mas a informação passada na quinta-feira (7) foi que ele não foi encontrado para comentar o assunto.

Fonte: G1