Câncer de próstata é alvo da campanha Novembro Azul em Joinville


Depois da mobilização contra o câncer de mama em outubro, chegou a vez dos homens. Ações de conscientização para o diagnóstico e prevenção do câncer de próstata e diabetes ocorrem nas 52 unidades básicas de saúde (UBS) de Joinville.

As atividades começaram na sexta-feira, nos bairros Ulysses Guimarães e Adhemar Garcia. Na chamada “Saúde do Homem”, que conta com apoio do Ittran, foram realizadas duas blitze com distribuição de material de orientação.

Na Regional Fátima da Secretaria da Saúde, no bairro Adhemar Garcia, a atividade teve um resultado positivo, segundo a coordenadora Leila Narloch Graudin.

– Como o papel de provedor ainda é bastante forte, e por acreditarem que o sexo masculino é forte e mais resistente às doenças, o homem pouco procura os serviços de saúde com a finalidade de prevenção – avalia a coordenadora.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Segundo que mais mata

Segundo Leila, geralmente os homens recorrem aos serviços de saúde apenas quando estão apresentando alguma enfermidade. Conforme a coordenadora, estes são os fatores que motivaram a equipe da UBS Adhemar Garcia a trabalhar no planejamento local de saúde, ações para atrair o público masculino.

Segundo pesquisa realizada em maio pela Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no País, perdendo apenas para o câncer de pele. A situação fica ainda mais grave se for levado em conta que 47% dos homens nunca fizeram exame.

Quando detectado de forma precoce, 90% dos casos têm chance de cura. De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, só em 2013 serão diagnosticados 60 mil novos casos, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil. O homem deve começar a se preocupar a partir dos 40 anos.