Por decisão do Ministério de Saúde a campanha de vacinação antirrábica foi retomada em 2012 observando alguns critérios de prioridade de recebimento das vacinas e conforme definido pelo Grupo Técnico de Vigilância em Saúde, Câmara Técnica e Comissão Intergestores, Ferraz de Vasconcelos não está entre os municípios com maior risco de ocorrências.
O motivo principal do MS definir critérios de prioridade de atendimento aos municípios, diz respeito ao fato de as vacinas não serem fabricadas no país e ainda não chegarem a quantidades suficientes para fazer a cobertura vacinal em todo território brasileiro.
Diante da situação os três critérios onde o atendimento é prioritário, são, a saber: a circulação do vírus da raiva no município entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2012; relativo número de animais vacinados em 2010 e os municípios em que houve circulação viral no ano de 2010. Em nenhum deles Ferraz se enquadra.
Segundo informações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ferraz, através do Departamento de Vigilância a Saúde e da Divisão de Controle de Zoonoses, o município não está entre os de maior risco, pois todos os animais (cães, gatos, morcegos, entre outros) com morte suspeita e encaminhados para análise no Instituto Pasteur tiveram resultados negativos para o vírus da raiva.
Dessa forma Ferraz não realizou neste período a vacinação. Para ficar o município não é considerado de risco para a transmissão da raiva, pois nos últimos anos não tivemos notificados nenhum animal ou pessoa com a doença em nossa cidade.
Assim que a distribuição da vacina se regularizar, Ferraz de Vasconcelos fará a campanha com divulgação intensa para que todos os munícipes fiquem sabendo. Vale lembrar que a compra e a distribuição da vacina antirrábica é de responsabilidade do governo federal e não do municipal.
A decisão do Ministério da Saúde por uma nova vacina se deu por conta dos eventos adversos que aconteceram na campanha da vacinação antirrábica em 2010, no Estado de São Paulo, que por ordem da Secretaria de Estado da Saúde, interrompeu a mesma.
Fonte: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos