Câmara Municipal de Franca homenageará Hélio Rubens nesta quarta-feira


O técnico Hélio Rubens Garcia, 71, será homenageado amanhã na Câmara Municipal de Franca. Os vereadores vão destacar sua tragetória vitoriosa tanto como atleta quanto treinador do Franca Basquete. A sessão acontecerá às 20 horas, no plenário do Legislativo. O vereador Paulo Benintendi Zamikhowsky (PSB) é o autor do requerimento.

Nascido em 2 de setembro de 1940, Hélio Rubens Garcia iniciou sua carreira esportiva no futebol. Incentivado pelo pai, Francisco Garcia Nascimento, um ex-jogador de basquete, e pelo professor Pedro Murtila Fuentes, o Pedroca, Hélio Rubens fez do basquete sua grande paixão. O armador iniciou sua passagem pela equipe francana aos 17 anos e se aposentou como jogador em 1981, aos 42 anos. Foi campeão em inúmeros torneios de clubes e de seleções. Depois de 24 anos, o ex-atleta partiu para um novo desafio: ser treinador. Assim como atleta, Hélio Rubens acumulou inúmeros títulos dirigindo equipes. Ele é o maior vencedor da história do Campeonato Nacional Masculino de basquete, onde obteve 15 títulos, sendo cinco como jogador e dez como técnico. Em Franca, o treinador ficou mais de 40 anos ininterruptos, quando recebeu um convite para comandar o Vasco, em 2000. O treinador também dirigiu o Uberlândia por dois anos e retornou a Franca, em 2005.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Em seu retorno ao Franca Basquete, Hélio esteve à frente do comando do clube por sete anos. Em maio passado anunciou em uma carta de despedida seu desligamento do clube. De férias, o treinador admitiu conversas com o Uberlândia e deve retornar ao clube mineiro. Seu substituto em Franca, Lula Ferreira, foi apresentado na semana passada. Lula manteve os auxiliares Paulo Berger e Pablo Costa. Os três estão em São Sebastião do Paraíso participando de um curso para técnico nível 3 da Escola Nacional de Treinadores e acompanhando as partidas da Copa América Sub-18.


Fonte: Portal GCN