Caism já realizou quase 50 mil atendimentos em Ferraz de Vasconcelos


Já no primeiro mês deste ano, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), em guia de Ferraz de Vasconcelos, fechou positivamente o balanço de suas atividades em 2011. Desde sua criação, em agosto de 2008, foram realizadas, ao todo, 49.846 consultas médicas.

O foco principal na criação do Caism foi priorizar e intensificar a atenção à saúde feminina, principalmente com relação à detecção de problemas mais graves, como os cânceres de mama e de colo de útero, por exemplo. Outro ponto crucial para o prefeito Dr. Jorge Abissamra foi oferecer para as mulheres de Ferraz, cuja maioria é arrimo de família, tivesse atendimento clínico público com padrão dos hospitais particulares.

Durante todo esse tempo, o Hospital da Mulher ofereceu 9.177 consultas psicológicas, 3.434 colposcopias, 1.52 biópsias de colo uterino, 15.176 papanicolais, 1.037 consultas pré-natal em gestações de alto risco – contabilizadas desde junho de 2010 -, 2.415 consultas de fisioterapia, 14.737 ultrassonografias, 4.560 mamografias e 238 biópsias de mama, estas duas últimas contabilizadas desde o dia 30 de setembro de 2010.

Através desses exames foi possível detectar 127 casos de câncer de colo de útero e 149 de câncer de mama. Todos eles foram encaminhados para tratamentos em hospitais de referência, como o Pérola Bayton, por exemplo. O Caism tem também um tipo de prontuário online, em que as pacientes recebem um cartão magnético e todas as informações sobre elas, suas consultas e os resultados de seus exames ficam armazenados em um banco de dados.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

De acordo com a diretora do Caism, Priscila Destro dos Santos, em seus três primeiros anos de atividades, o hospital obteve resultados bastante satisfatórios. Sobretudo com relação ao cuidado nos atendimentos diferenciais, que é o processo chamado de acolhimento, pelo qual as mulheres são tratadas com carinho e conversam bastante com os profissionais de saúde.

Priscila revelou, também, que existe a possibilidade de que seja implantado, no subsolo do Caism, um centro capaz de realizar pequenas intervenções cirúrgicas. “Quando isso se concretizar, facilitará muito a vida das mulheres ferrazenses que forem diagnosticadas com câncer, pois não precisarão mais se descolar até a capital”, disse.

Segundo Dr. Jorge Abissamra, a principal motivação para a criação do Caism partiu de sua mulher, a também médica Elaine Abissamra. No ano de 2003 ela sofreu um câncer de mama e passou por uma cirurgia para mastomizar as mamas. Durante uma conversa, Dr. Elaine leu um trecho da bíblia para seu marido e disse “Você será prefeito e criará um hospital para as mulheres”, foi então que, como prefeito, Abissamra assim o fez. Elaine Abissamra, ocupando o cargo de deputada federal, criou a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Saúde da Mulher, que pretende implantar centros semelhantes ao Caism nas cidades brasileiras.

Fonte: Secom Ferraz de Vasconcelos