Boas ideias incentivam criação de empresas em São José dos Campos


Nem sempre é fácil ter uma ideia criativa. Mais difícil ainda é fazer essa ideia dar lucros no ramo empresarial. Mas na cidade São José dos Campos as exceções estão por toda a parte. Exemplo disso está em um site inovador, que proporciona facilidade para quem gosta de curtir a noite tomando uma boa cerveja.

Já pensou como seria bom saber, em tempo real, quantas pessoas estão naquele barzinho que você quer ir, se a maioria são homens ou mulheres e até a idade deste público? Com esta opção daria para comparar os principais bares e restaurantes da cidade e sair de casa com destino certo e sem erro.

Agora isso já é possível em São José dos Campos, graças à ideia criativa do engenheiro Hugo Santana de 30 anos, que há três meses inventou uma página na internet com todas estas informações para os cervejeiros de plantão.

“Eu estava procurando uma pizzaria pela cidade para jantar com a minha esposa, mas por onde eu passava encontrava locais fechados ou lotados. Foi neste dia que ela me disse: como seria bom saber, antes de sair de casa, como está o lugar que queremos ir”, conta Santana sobre a inspiração que o levou à criação do site.


O novo empresário garante que a empresa está dando retorno financeiro e espera que em 18 meses pague o investimento aplicado. A ideia caiu no gosto dos bares e restaurantes de São José e já empregou oito funcionários, que ajudam Santana a ampliar o projeto.

Mas o sucesso empresarial de São José dos Campos não para por aí. Claudete Brito é outro exemplo de sucesso na cidade. Durante o Carnaval de 2009, ela percebeu que os foliões não tinham bons calçados para desfilar, e criou uma linha exclusiva de sapatilhas para as escolas de samba.

A iniciativa foi aprovada pelo público alvo e virou mania entre os amantes da festa. Claudete largou o emprego em um escritório e decidiu criar seu próprio negócio. E deu certo, já que atualmente ela está no terceiro ano da produção de sapatilhas e já triplicou o número de vendas inicial.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

“Estou muito orgulhosa”, comemora a Micro Empreendedora, que utiliza a própria casa para fabricar o produto e já tem até uma funcionária. “O próximo passo é investir e começar a vender para toda a região.”, disse Claudete, que tem clientes em São José dos Campos e Jacareí e já teve que recusar pedidos por conta da grande demanda.


Você tem uma grande ideia?

Começar o próprio negócio é mais fácil do que parece. A categoria chamada de MEI – Micro Empreendedor Individual – está dominando espaços. Em São José dos Campos já são mais de 5 mil pequenos empresários, com faturamento de até 60 mil reais.

Mas este número pode ser muito maior nos próximos anos, segundo o Sebrae. O analista Eduardo Nascimento explica o motivo: “São cerca de 43 mil pessoas que se encaixam neste perfil na cidade. As vantagens são muitas, já que ao sair da informalidade o empresário passa a ter registro legal, emitir nota fiscal e amplia as chances de conseguir novos clientes”.

O Sebrae em São José dos Campos realiza semanalmente palestras para esclarecer dúvidas e orientar quem deseja abrir uma empresa.

“A minha vida mudou depois que comecei a produzir as sapatilhas. Agora eu sou a minha própria chefe”, disse Claudete.

Fonte: VNews