O projeto em parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Revista Língua Portuguesa, publicada pela Editora Segmento, busca estimular os sentidos e o gosto dos jovens pelo idioma.
Utilizando a linguagem cotidiana das canções veiculadas em rádios e na internet, o violonista Lucas De Luccia acompanha o professor João Jonas Veiga Sobral. Do samba ao rap, passando pelo rock nacional, MPB e demais gêneros, as músicas escolhidas para as aulas vão das letras poéticas como O meu guri e Valsinha, de Chico Buarque de Holanda, às populares Pelados em Santos, do grupo Mamonas Assassinas, e Deixa a vida me levar, de Zeca Pagodinho.
“Utilizando a música, partimos de um saber implícito do indivíduo para chegar à linguagem que está por trás”, explica Sobral. “Na escolha das canções, pensei em três fatores: as incidências de situações linguísticas, as questões culturais e sociais e a diversidade do público”.
Estão ainda na lista de obras estudadas Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, Espatódea, de Nando Reis, A procura da batida perfeita, de Marcelo D2, entre outras. Em uma hora e meia de duração, pretende estudar cerca de dez músicas brasileiras.