Bar na Vila Madalena realiza campeonato de videogame em telão


Futebol no bar pode ser comum, mas não quando se trata de futebol no videogame. Mas no bar Posto 6, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, a bola virtual rola solta. Desde o começo de março, nas noites de terça, o endereço está realizando campeonatos de Fifa 12 para Xbox 360, o console da Microsoft.

As partidas são disputadas no telão de 8 m x 6 m projetado na parede da vizinha Cervejaria Patriarca, que também pertence aos donos do Posto 6.

Os jogos causam curiosidade de quem passa pela rua. Ainda mais porque os participantes ficam em mesas dispostas na calçada. O clima é amistoso e os jogadores da vez ficam rodeados pelos outros competidores, geralmente amigos entre si, gerando um burburinho “nerd” regado a chope.

São 16 participantes por semana, em sistema de chaves e mata-mata. Os ganhadores levam brindes e asseguram vaga na Copa dos Campeões Posto 6, ainda sem data definida, que vai reunir os vencedores de cada edição.


Campeão do primeiro torneio, o analista de sistema Ricardo Tavares, 28, conta que joga de dez a 15 horas por semana em casa e que participa de competições de futebol virtual há tempos, inclusive com alguns títulos conquistados. “Tenho uma turma de amigos com quem faço churrascos regados à ‘Fifa 12’. Tem gente que vem de outras capitais só para participar desses encontros”, conta.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Fernando Costa Netto, sócio do bar diz que nem sabe ligar um videogame direito, mas que está gostando do resultado da iniciativa. “Tem muita gente fanática por esse game e, como instalamos um telão para a bola de verdade rolar, por que não apostar na virtual?”, conclui.

Segundo pesquisa da Newzoo, empresa que estuda o mercado mundial de games, em 2011 o Brasil apareceu como o quarto maior mercado consumidor de games do ocidente, com 35 milhões de jogadores, atrás apenas de Alemanha, da Rússia e dos Estados Unidos.

Ainda há vagas para as disputas dos dias 3 e 10 de abril. Elas devem ser feitas pelo e-mail: [email protected].


Fonte: Folha.com