Banco de sangue da Santa Casa de Rio Claro deve ser avaliado em 15 dias


Após quase três meses da primeira reunião entre o deputado, provedoria, Secretaria da Saúde na cidade Rio Claro, Grupo Mais Vida e entidades, as instalações onde vai funcionar o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia poderão ser avaliadas pela Vigilância Sanitária. Nos próximos 15 dias, serão montados os equipamentos que aguardam em caixas. Após este prazo, a expectativa fica a mercê da aprovação e reabertura do banco de sangue. A sala, já com a pintura, colocação de pisos novos e todas as instalações físicas, passa pelos últimos retoques.

O deputado estadual Aldo Demarchi foi recebido no final da tarde da última segunda (18) pelo diretor administrativo da entidade, Alfredo Lima, e ficou satisfeito com a reforma. “Unimos nossos esforços, e o resultado é esse, um ambiente que vai propiciar conforto e atendimento digno a quem se solidariza com as pessoas que necessitam de sangue e fazem esse ato de amor. É bastante recompensador ver que nós tivemos a atenção do governador Geraldo Alckmin. Também temos que ressaltar o belíssimo trabalho do Grupo Mais Vida, que tem à frente a Sra. Lícia Mônaco Perin, Roseli Sambugari Carrara, Patrícia Pitolli, Dr. Álvaro Perin, Carminha Lopes e todas as pessoas que se solidarizaram e assumiram a causa”, falou o deputado.

O banco de sangue foi interditado em agosto de 2011. Ao tomar conhecimento da situação, no final de novembro, o deputado Demarchi, o vereador Juninho da Padaria, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, José Carlos Cardoso, o representante da Comissão de Direitos Humanos da 4ª Subsecção da OAB, Fause Elias Abrão, e as voluntárias do Grupo Mais Vida Patrícia Pitolli e Luciana Santos foram recebidos em audiência pelo secretário-adjunto de Saúde, José Manoel de Camargo Teixeira, e discutiram o problema do Banco de Sangue. Posteriormente, iniciaram-se as obras. Naquela oportunidade, ficou definido que a Santa Casa providenciasse as reformas exigidas à Secretaria da Saúde, que esta permitiria a reabertura.

Demarchi lembrou ainda que naquela oportunidade, por meio de uma emenda parlamentar, dedicou 110 mil reais à aplicação de recursos para cobrir as despesas de adaptação do prédio e compra de equipamentos.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Bezerra de Menezes
O deputado também esteve ontem (18), acompanhado do Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, na Casa de Saúde Bezerra de Menezes, para que ele pudesse conferir de perto os problemas financeiros que a entidade enfrenta no momento. Rodrigo prometeu cuidar do caso juntamente com Demarchi, em agenda futura com o governador Geraldo Alckmin e adiantou à direção da Casa de Saúde que, caso faça projeto focado nas demandas e adequações que a entidade pensa em efetivar, não será difícil resolver a questão e ajudar a entidade. O secretário e o Deputado foram recebidos pelo vice-presidente, José Caetano Cibin e pela secretária executiva, Miriam dos Santos Rubin.

Demarchi voltou a frisar que o Governo do Estado de São Paulo tem dado atenção especial às entidades que cuidam dos dependentes químicos e que seria contraditório a Casa de Saúde Bezerra de Menezes não contar com ajuda. “O Estado vem fazendo diversas parcerias com a comunidade e entidades para acolher essa gente que precisa de tratamento e, muitas, de internação. É um novo modelo que está começando a funcionar. Estamos esperançosos na solução para os problemas do Bezerra também”, finalizou.

Fonte: Canal Rio Claro