Bancários ampliam adesão à greve na região de Rio Claro ‎


A greve dos bancários aumentou na região guia de Rio Claro, de acordo com levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região. Na base sindical da entidade, composta por 11 cidades, todas as agências da Caixa Econômica Federal estão fechadas, com exceção da cidade de Santa Gertrudes, onde o banco continua funcionando.

Em Rio Claro, as agências da Caixa também estão fechadas. De acordo com a diretora do sindicato, Silvana Anaruma, a única agência que estava funcionando – Cidade Azul, na Avenida Visconde do Rio Claro – aderiu à paralisação nessa segunda-feira (3). As agências do Banco do Brasil e Santander também estão fechadas. Somente Itaú e Bradesco continuam atendendo de forma parcial. As agências abrem diariamente ao meio-dia.

Silvana conta que o movimento paredista conseguiu paralisar o atendimento em mais de 7.800 agências em todo o País. Por enquanto, segundo ela, não há manifestação por parte da entidade patronal, Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). O Comando Nacional de Greve tem se reunido periodicamente para discutir e avaliar o movimento.

Em Rio Claro, as reuniões acontecem no Jardim Público para troca de informações sobre o movimento. Os trabalhadores voltam a se encontrar nesta terça-feira (4), a partir das 9 horas, em frente ao coreto.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enquanto a greve continua, os consumidores devem encontrar alternativas para os pagamentos das contas. A Fenaban orienta a população a “procurar os canais alternativos para a realização de operações básicas, entre eles os correspondentes, que somam 165 mil no País – supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios”.

A entidade ressalta ainda que “os caixas eletrônicos, Internet banking/mobile banking, banco por telefone são outros canais de atendimento sempre disponíveis para os usuários dos bancos concretizarem as operações necessárias”.

A federação salienta ainda que, se for indispensável ir a uma agência bancária, o cliente deve consultar o site BuscaBanco, da Febraban (febraban.org.br/buscabanco), para localizar as 20 mil agências existentes no País.

Fonte: JC Rio Claro